A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Ministério da Saúde confirma duas mortes por febre oropouche

As mortes são de mulheres que viviam no interior da Bahia.

26/07/2024 às 06:46 - Atualizado em 26/07/2024 às 06:47

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (25) duas mortes por febre oropouche no país. Até o momento, não havia relato na literatura científica mundial sobre a ocorrência de óbito pela doença, informou a pasta, em nota.

As mortes são de mulheres que viviam no interior da Bahia. Elas tinha menos de 30 anos de idade, sem comorbidades, e apresentaram sinais e sintomas semelhantes ao de dengue grave.

PUBLICIDADE

Casos sob investigação

O ministério investiga uma morte em Santa Catarina e se quatro casos de interrupção de gestação e dois de microcefalia em bebês têm relação com a doença (Pernambuco, Bahia e Acre). Foi descartado relação da febre com uma morte no Maranhão.

No último dia 11, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica a todos os estados e municípios recomendando o reforço da vigilância em saúde sobre a possibilidade de transmissão vertical do vírus. Com a nota técnica, o ministério pretende também orientar a sociedade sobre a arbovirose.

A medida foi adotada após o Instituto Evandro Chagas detectar a presença do genoma do vírus em um caso de morte fetal, e de anticorpos em amostras de quatro recém-nascidos com microcefalia.

No entanto, o ministério destacou que não há evidências científicas consistentes sobre a transmissão do vírus Orov da mãe infectada para o bebê durante a gestação e nem sobre o efeito da infecção sobre malformação de bebês ou aborto.

PUBLICIDADE

Este ano, já foram registrados 7.236 casos de febre do oropouche, em 20 estados. A maior parte foi identificado no Amazonas e em Rondônia. Desde 2023, foi ampliada a detecção de casos da doença no Brasil, por meio de testes de diagnóstico na rede pública em todas as regiões.

Febre Oropouche

A febre Oropouche é uma doença viral. O vírus Orov é transmitido, principalmente, por meio da picada de um mosquito conhecido como maruim (Culicoides paraensis), bem como por espécies do mosquito Culex. No Brasil, o vírus foi isolado pela primeira vez em 1960.

O ministério explicou que a febre oropouche pode ser confundida com a dengue.  A doença evolui com febre de início súbito, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular) e artralgia (dor articular). Outros sintomas como tontura, dor retro-ocular, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos também são relatados.

Os sintomas duram cerca de dois a sete dias. Mas, até 60% dos pacientes podem apresentar recorrência dos sintomas, após uma a duas semanas a partir das manifestações iniciais. A maioria das pessoas tem evolução benigna e sem sequelas, mesmo nos casos mais graves.

Até o momento, não há tratamento específico para a febre oropouche. A terapia atual apenas alivia os sintomas.

Agência Brasil

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Lula diz que “nunca foi esquerdista” durante conversa na cúpula do G7

Presidente afirmou que sempre teve diálogo com movimentos sindicais europeus e relembrou episódio em que foi chamado de anticomunista nos anos 1980

há 25 minutos

Polícia

Corpo de travesti é encontrado com sinais de tortura dentro de Igarapé em Manaus

Vítima ainda não identificada apresentava cabelo raspado e indícios de violência; Polícia Civil investiga o caso na zona Centro-Sul.

há 49 minutos

Brasil

Erika Hilton aciona PF após postagens de incitação a necrofilia contra jovem morta em salto de rope jump

Mensagens publicadas no X fazem apologia à violência sexual e vilipendiam a memória da vítima.

há 54 minutos

Parintins

Polícia Civil reforça segurança e mobiliza 92 servidores para o Festival de Parintins

Operação contará com delegacias móveis, atendimento 24 horas e equipes especializadas para atender turistas e moradores durante o evento

há 59 minutos

Brasil

‘Eu sou o chefe’, diz Trump a líderes na cúpula do G7

Declaração em tom de humor arrancou risadas de autoridades durante reunião da cúpula realizada na França.

há 1 hora