A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Ministro Alexandre de Moraes tem grande chance de sofrer sanções dos EUA, afirma governo Trump

Secretário de Trump afirmou durante audiência na Câmara dos Estados Unidos que medida contra o ministro brasileiro está sendo analisada.

Por Natan AMPOST

21/05/2025 às 17:25

Notícias do Brasil – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pode se tornar alvo de sanções do governo dos Estados Unidos, conforme declarou o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, nesta quarta-feira (21), durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes.

PUBLICIDADE

Rubio, um dos principais nomes da diplomacia no governo do ex-presidente Donald Trump, respondeu a um questionamento feito pelo deputado republicano Cory Mills, do estado da Flórida, sobre a possibilidade de Moraes ser enquadrado na Lei Magnitsky — legislação norte-americana que permite a aplicação de sanções a estrangeiros envolvidos em violações de direitos humanos ou corrupção significativa.

“Isso está sob análise neste momento, e há uma grande possibilidade de que aconteça”, afirmou Rubio, ao comentar o possível enquadramento do ministro brasileiro.

A movimentação ocorre após parlamentares republicanos enviarem cartas ao ex-presidente Trump e a Rubio, solicitando ações contra Moraes. Segundo os congressistas, o ministro estaria atuando politicamente dentro do sistema de justiça brasileiro, o que violaria princípios democráticos e os direitos individuais.

Leia mais: Governo Trump avalia botar em prática punições contra Alexandre de Moraes

Além das tratativas sobre sanções, o Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos aprovou recentemente um projeto que pode barrar a entrada de Alexandre de Moraes no país. O texto ainda precisa passar pelo plenário da Câmara, que atualmente é dominado por deputados republicanos — alinhados a Trump, que deve disputar novamente a presidência em 2024.

Entenda a Lei Magnitsky
Criada em 2012, a Lei Magnitsky permite que os Estados Unidos sanctionem indivíduos estrangeiros envolvidos em abusos de direitos humanos ou corrupção, proibindo seu acesso ao sistema financeiro norte-americano e impedindo sua entrada no país. A lei tem sido usada como instrumento de política externa dos EUA para pressionar governos e autoridades internacionais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Polícia

Suspeita de golpe contra idosos é capturada por moradores em Itacoatiara

Caso terminou com intervenção de populares no interior do Amazonas; marido da mulher foi espancado durante a ocorrência.

há 28 segundos

Brasil

Filha de vice-presidente do Tribunal de Contas é encontrada morta

Caso ocorreu em Minas Gerais e é investigado pela polícia; circunstâncias da morte ainda não foram detalhadas.

há 2 horas

Mundo

Irã lança mísseis contra Israel e ameaça reacender conflito no Oriente Médio

Ataque ocorreu após ofensiva israelense em Beirute e elevou o nível de alerta na região; Teerã também voltou a ameaçar bases dos Estados Unidos.

há 3 horas

Brasil

Colombiano é morto com golpes de espada japonesa após confusão

Crime ocorreu dentro de uma residência em Vilhena; suspeito foi preso em flagrante logo após o homicídio.

há 4 horas

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e já custa mais de R$ 280, aponta Procon

Levantamento identificou aumento de 4,68% nos preços dos produtos essenciais e diferença superior a R$ 65 entre supermercados da capital.

há 5 horas