A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Ministro de Lula desfilará na Portela como o abolicionista Luiz Gama

No último mês, Silvio Almeida foi ao barracão da escola e conheceu um pouco o trabalho que está sendo produzido.

02/02/2024 às 20:23 - Atualizado em 02/02/2024 às 20:24

Foto: Renato Araujo

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, é presença confirmada no desfile da Portela no carnaval deste ano. Sob o enredo “Um defeito de cor”, a azul e branco de Oswaldo Cruz contará na avenida a obra literária homônima de Ana Maria Gonçalves. No enredo, ele interpretará o advogado e abolicionista Luiz Gama.

PUBLICIDADE

Em seu desfile, a agremiação do subúrbio carioca pretende apresentar a jornada de mulheres pretas que lutaram pelo fim da escravidão. Além disso, a passagem da escola pela Marquês de Sapucaí discorrerá sobre lições inspiradas em Luiza Mahim, que é a mãe Luiz Gama e é a protagonista do romance.

Silvio Almeida foi o primeiro presidente do Instituto Luiz Gama, associação sem fins lucrativos formada por juristas empenhados na defesa de causas populares, principalmente sobre assuntos raciais e de direitos humanos.

No último mês, Silvio Almeida foi ao barracão da escola e conheceu um pouco o trabalho que está sendo produzido. A autora Ana Maria Gonçalves convidou o ministro.

Outros políticos no carnaval

Além do chefe da pasta dos Direitos Humanos, outra ministra de Lula também deve desfilar no sambódromo carioca no carnaval 2024 Trata-se da ministra dos povos Indígenas, Sônia Guajajara (Psol), que foi convidada no fim do ano passado pela presidência da Acadêmicos do Salgueiro para desfilar pela agremiação.

PUBLICIDADE

A vermelho e branco da Tijuca apresentará o enredo “Hutukara”, que promete ser uma grande homenagem ao povo Yanomami.

A ministra aceitou o convite, mas sua presença está condicionada à agenda ministerial. Caso realmente desfile, ela virá ao lado de outros indígenas e indigenistas no último carro da agremiação Não há fantasias.

A participação de políticos nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro não é novidade. O prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), por exemplo, desfila todos os anos na Portela, sua escola de coração. Bem como o presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT), que é figura presente todos os anos na passagem da Estação Primeira da Mangueira no sambódromo.

Outra que já saiu na verde e rosa foi a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Sob o enredo “As Áfricas que a Bahia canta”, a chefe da pasta desfilou e, também, foi intérprete na gravação do samba-enredo.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Amazonas

Adolescente baleado na cabeça é transferido para Manaus; família pede justiça em Maués

Ryan Carlos Gomes Barbosa, de 15 anos, foi levado em estado grave para o Hospital João Lúcio. Familiares afirmam que já conhecem os suspeitos e cobram a prisão dos responsáveis.

há 31 minutos

Amazonas

Barco vindo de Parintins ‘prega’ no Rio Negro após Festival Folclórico

Passageiros registraram a embarcação parada no Rio Negro durante a viagem de retorno para Manaus e relataram transtornos.

há 42 minutos

Manaus

Minha Casa, Minha Vida: inscrições para moradias em Manaus terminam nesta terça-feira (30)

Prazo vale para famílias interessadas nas unidades da Faixa 1 do programa habitacional. Cadastro pode ser feito pela internet ou presencialmente.

há 49 minutos

Brasil

Namorada de chefe da PF já havia sido demitida da Record por vazamento de entrevista com Lula

Renata Varandas voltou ao centro das atenções após revelação de pagamentos milionários da Ambipar; em 2024, ela foi desligada da Record por quebra de acordo de exclusividade.

há 1 hora

Polícia

Menino morto ao cair do quinto andar de prédio em Manaus é identificado; saiba quem é

Ocorrência foi registrada em condomínio residencial na zona Centro-Sul da capital amazonense; caso está sendo investigado.

há 1 hora