A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Moraes autoriza acesso da CGU às investigações contra Bolsonaro

Compartilhamento inclui informações sobre aliados do ex-presidente.

24/01/2024 às 20:50

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (24) o compartilhamento com a Controladoria-Geral da União (CGU) das investigações abertas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados na Corte.

PUBLICIDADE

Com a decisão, a CGU receberá cópias das investigações relacionadas aos atosgolpistas de 8 de janeiro de 2023; fraude nos cartões de vacina de Bolsonaro; joias doadas pelo governo da Arábia Saudita; utilização da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para espionar opositores; interferência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas eleições de 2022 e a atuação de milícias digitais para atacar a democracia brasileira.

Apesar da permissão para o compartilhamento dos dados, Moraes não autorizou o envio de delações premiadas ao órgão.

“Neste momento processual, se revelaria absolutamente prematuro, em razão da pendência de finalização das diversas diligências determinadas”, entendeu o ministro.

O pedido de acesso às investigações foi feito pela CGU, que visa examinar a conduta de servidores públicos envolvidos nos fatos investigados.

Agência Brasil

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Maior que o Uruguai: Amazonas possui área protegida do tamanho de um país e enfrenta desafio na fiscalização

Extensão territorial impressiona, mas órgãos ambientais lidam com dificuldades para monitorar regiões remotas da floresta.

há 10 minutos

Amazonas

Mar azul toma conta de Parintins: Boi de Rua arrasta multidão e emociona torcedores do Caprichoso

Cortejo reuniu milhares de pessoas em uma das manifestações mais tradicionais que antecedem o Festival de Parintins.

há 37 minutos

Polícia

Homem invade casa por ciúmes, esfaqueia jovem e acaba preso no Centro de Manaus

Suspeito atacou três pessoas da mesma família e foi capturado após retornar ao local do crime.

há 1 hora

Amazonas

Pulseiras para visitantes da Festa dos Visitantes esgotam em menos de duas horas em Parintins

Linha fina: Evento será realizado no Bumbódromo e integra a programação oficial do Festival de Parintins 2026.

há 3 horas

Polícia

Operação no Amazonas prende seis suspeitos e apreende 49 tabletes de skunk em três municípios

Ações ocorreram em três cidades do interior e resultaram na apreensão de drogas, dinheiro, celulares e um veículo.

há 3 horas