Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Moraes autoriza visita de Lira a Bolsonaro antes de julgamento no STF

O pedido foi feito pela defesa de Bolsonaro às vésperas do julgamento que analisará a participação do ex-presidente em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Por Hugo Guimarães

01/09/2025 às 13:52

Brasília (DF) 23/03/2023 Presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira, durante coletiva a imprensa no salão verde da Câmara.2023

Notícias do Brasil – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (1º/09) que o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), visite o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar. A visita deve ocorrer ainda hoje, até às 18h.

PUBLICIDADE

O pedido foi feito pela defesa de Bolsonaro às vésperas do julgamento que analisará a participação do ex-presidente em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A audiência está marcada para começar nesta terça-feira (2), na Primeira Turma do STF, e envolve Bolsonaro e mais sete réus. Caso condenado, o ex-presidente pode receber pena superior a 40 anos de prisão.

Apesar de estar em prisão domiciliar, Bolsonaro cumpre medidas restritivas e monitoramento judicial. Todas as visitas, exceto de advogados e alguns familiares, devem ser autorizadas previamente pelo ministro Moraes. Além disso, os visitantes não podem usar celular, tirar fotos ou gravar vídeos, e veículos e porta-malas passam por revista policial antes de entrar no condomínio.

Lira presidiu a Câmara entre 2021 e 2024, período em que Bolsonaro ocupava a presidência da República, e declarou apoio ao ex-presidente nas eleições de 2022. Após a decisão que determinou a domiciliar, Lira criticou as medidas contra Bolsonaro em suas redes sociais, classificando-as como “exageradas” e afirmando que o país precisa “tratar melhor seus ex-presidentes”.

A visita ocorre em um momento delicado, um dia antes do início do julgamento, e reforça a atenção sobre o caso, que mobiliza o Supremo, a defesa e a opinião pública.

Leia mais: Veja como PGR liga Bolsonaro aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Pará

Deputada do Pará destina maior emenda Pix de 2026 para cidade administrada pelo marido

Alessandra Haber direcionou R$ 19 milhões para Ananindeua, município governado até abril por Daniel Santos.

há 8 minutos

Manaus

Saiba quem era o jovem motociclista que morreu em grave acidente em Manaus

Guilherme Reis havia saído de casa para comprar pão quando colidiu com um carro.

há 17 minutos

Política

Disputa pelo Senado no Amazonas pode ficar concentrada em quatro candidatos após articulações políticas

Possível retirada de Marcelo Ramos e baixa movimentação de Marcos Rotta podem reduzir a disputa pelas duas vagas ao Senado.

há 35 minutos

Brasil

Alcolumbre pauta MP do Frete após acordo entre governo e oposição; votação ocorre nesta terça

Medida provisória que altera regras do transporte rodoviário de cargas será analisada pelo Senado antes de perder a validade.

há 1 hora

Eleições 2026

Direto ao Ponto representa o Amazonas em reunião do TSE sobre regras para pesquisas eleitorais

Único instituto da Região Norte convidado, Direto ao Ponto participou de debate com o presidente do TSE e apresentou propostas para aperfeiçoar a legislação das pesquisas eleitorais.

há 1 hora