Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Moraes manda Filipe Martins de volta à prisão após transferência sem aval do STF

Ex-assessor de Bolsonaro foi condenado a 21 anos e é acusado de descumprir medida cautelar.

Por Marcia Jornalist

04/03/2026 às 07:14 - Atualizado em 04/04/2026 às 21:48

filipe martins ex-assessor de jair bolsonaro que teve retorno a prisao determinado por alexandre de moraes

(Foto: Divulgação)

Resumo

Ministro Alexandre de Moraes determina retorno de Filipe Martins à Cadeia Pública de Ponta Grossa após transferência sem autorização. Ex-assessor foi condenado a 21 anos no processo da trama golpista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Notícias do Brasil – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (3) que Filipe Martins, ex-assessor para Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro, seja reconduzido à Cadeia Pública de Ponta Grossa, no interior do Paraná.

Martins foi condenado a 21 anos de prisão no processo que apurou a chamada trama golpista. Ele ainda recorre da decisão, mas permanece preso preventivamente desde janeiro deste ano. O ex-assessor é acusado de ter violado uma medida cautelar que o proibia de acessar a internet.

Após a prisão, ele havia sido transferido para o Complexo Médico Penal (CMP), localizado na região metropolitana de Curitiba, sem autorização prévia do ministro responsável pela execução da pena.

PUBLICIDADE

Transferência sem autorização

Na decisão, Moraes afirmou que a administração penitenciária não pode determinar a transferência de réus submetidos à jurisdição do STF sem comunicação e autorização da Corte.

“A transferência do réu realizada sem prévia autorização desta Suprema Corte configura indevida mitigação da competência deste juízo, além de comprometer o regular acompanhamento da execução penal”, destacou o ministro.

PUBLICIDADE

Filipe Martins foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e condenado sob a acusação de atuar na elaboração da minuta de decreto que previa a decretação de estado de exceção ao final do governo Bolsonaro.

LEIA MAIS: Esquema em hospital: STF afasta prefeito após operação da PF

O caso integra o conjunto de ações penais que apuram a tentativa de ruptura institucional após as eleições presidenciais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

MP pede volta da prisão preventiva de gestante presa com quase 900 kg de drogas em operação que terminou com morte de investigador

Órgão recorre ao Tribunal de Justiça do Amazonas para derrubar decisão que concedeu prisão domiciliar à investigada.

há 47 minutos

Brasil

Netanyahu declara apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro em vídeo exibido durante convenção do PL

Primeiro-ministro de Israel enviou mensagem ao candidato do PL durante evento que oficializou sua candidatura à Presidência.

há 1 hora

Eleições 2026

Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 a partir de 2027

Pré-candidato ao Governo do Amazonas fez o anúncio durante agenda política em Novo Airão e também destacou investimentos na cidade.

há 2 horas

Eleições 2026

Convenção de Omar Aziz registra baixa presença de prefeitos do interior do Amazonas

Evento que oficializou a candidatura do senador ao Governo do Amazonas registrou a ausência de gestores de importantes colégios eleitorais.

há 2 horas

Brasil

Fachin reage a Milei e diz que ataque a Moraes foi desrespeitoso e incompatível com a civilidade

Presidente do STF divulgou nota em defesa de Alexandre de Moraes após o presidente da Argentina chamá-lo de “lixo careca”.

há 2 horas