Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Moraes manda prender deputado Alexandre Ramagem

Ramagem estava submetido a medidas cautelares impostas pelo STF, incluindo a proibição de se ausentar do país.

Por Jonas Souza

21/11/2025 às 14:00

Notícias do Brasil  – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou a prisão preventiva do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar, que estava proibido de deixar o Brasil, foi localizado recentemente em um condomínio de luxo em North Miami, nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Leia mais: Enem 2025: prazo para solicitar reaplicação de prova termina hoje

Ramagem estava submetido a medidas cautelares impostas pelo STF, incluindo a proibição de se ausentar do país e a obrigação de entregar todos os seus passaportes. Apesar disso, investigadores da Polícia Federal (PF) apuram como ocorreu sua saída do Brasil. Informações preliminares indicam que ele está fora do país desde setembro e teria viajado a partir de Boa Vista (RR), possivelmente cruzando a fronteira pela Venezuela ou pela Guiana Francesa antes de seguir para os EUA.

A PF investiga as circunstâncias da viagem e se houve violação deliberada das restrições impostas pela Corte. Ramagem, inclusive, mantém um passaporte diplomático válido até 2027 — e o STF ainda não esclareceu se houve flexibilização da cautelar que o impedia de viajar.

Prisão não está ligada diretamente à viagem

Embora o PSol tenha solicitado a prisão de Ramagem com base em reportagens que apontaram sua permanência irregular nos EUA, a decisão de Moraes não está relacionada ao suposto descumprimento das medidas cautelares. O pedido do partido argumentava risco de fuga e tentativa de frustrar a aplicação da lei.

O deputado foi condenado a 16 anos e um mês de prisão por participação na chamada “trama golpista”, sendo responsabilizado por três dos cinco crimes imputados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele também foi indiciado pela Polícia Federal no inquérito que investiga a chamada Abin Paralela.

PUBLICIDADE

Situação processual

Atualmente, o processo contra Ramagem está na fase de embargos. Os primeiros embargos de declaração foram rejeitados pela Primeira Turma do STF, e corre agora o prazo para apresentação dos segundos embargos, que pode ser feito até segunda-feira (24/11). Mesmo após o trânsito em julgado, Moraes deve encaminhar o pedido de prisão à Câmara dos Deputados, conforme as regras constitucionais que envolvem parlamentares em exercício.

Parlamentares do PSol afirmam que a permanência de Ramagem nos EUA representa um risco concreto de fuga. No documento enviado ao STF, o partido argumenta que a situação “reforça a necessidade de cautela e intervenção judicial urgente para garantir a aplicação da lei”, citando a gravidade dos crimes — como tentativa de golpe e organização criminosa.

Enquanto isso, a PF segue rastreando o trajeto utiliza

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Vasco anuncia contratação do técnico português Pedro Emanuel até 2027

Treinador de 51 anos assume o comando do Cruz-Maltino com contrato válido até dezembro de 2027 e chega acompanhado de quatro profissionais para a comissão técnica.

há 7 horas

Polícia

Polícia divulga imagens de suspeitos de roubo de R$ 200 mil e pede ajuda para identificá-los em Manaus

Crime aconteceu no bairro Santa Etelvina, na Zona Norte da capital.

há 7 horas

Brasil

Vítima recorre ao STJ após absolvição de Thiago Brennand em ação por estupro

Stefanie Cohen contesta decisão da Justiça de São Paulo que absolveu o empresário.

há 8 horas

Eleições 2026

Marcelo Ramos rebate Braga e diz que nunca foi procurado para coordenar campanha de Lula

Ramos diz que anunciará sua decisão sobre candidatura ao Senado após conversar com familiares e integrantes do PT.

há 8 horas

Brasil

ANP lança aplicativo que avalia postos de combustíveis e permite denunciar preço abusivo

Nova plataforma mostra histórico de fiscalização, qualidade dos combustíveis, origem dos produtos e oferece canal direto para denúncias de irregularidades.

há 8 horas