Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Moraes nega envolvimento da esposa Viviane Barci no caso Banco Master

Em nova nota pública, o magistrado também negou ter exercido pressão sobre o Banco Central a respeito da operação financeira.

Por Jonas Souza

24/12/2025 às 16:47

Notícias do Brasil  – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (24) que sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes, não teve qualquer envolvimento no caso que envolve o Banco Master. Em nova nota pública, o magistrado também negou ter exercido pressão sobre o Banco Central a respeito da operação financeira.

PUBLICIDADE

Leia mais: Moraes libera visita de filhos a Bolsonaro durante internação para cirurgia em Brasília

De acordo com Moraes, as reuniões realizadas com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, ocorreram exclusivamente para tratar dos efeitos da aplicação da Lei Magnitsky, legislação norte-americana que prevê sanções a autoridades estrangeiras. Ele reforçou que nenhum tema relacionado ao Banco Master ou ao BRB foi abordado nesses encontros.

O ministro destacou ainda que o escritório de advocacia de Viviane Barci jamais atuou em qualquer etapa da operação envolvendo o Banco Master perante o Banco Central. A declaração foi feita após a divulgação de reportagens que apontaram um contrato entre a instituição financeira e o escritório da advogada.

Moraes esclareceu que os encontros com Galípolo aconteceram nos dias 14 de agosto e 30 de setembro, sempre em seu gabinete, e negou ter ido ao Banco Central ou mantido contato telefônico com o presidente da autarquia para tratar do assunto.

PUBLICIDADE

A nova manifestação busca rebater informações divulgadas na imprensa sobre suposta interferência do ministro em favor do Banco Master. Segundo ele, reuniões com autoridades do sistema financeiro e representantes de bancos ocorreram de forma institucional e sem qualquer irregularidade.

Veja a nota corrigida na íntegra:

O ministro Alexandre de Moraes esclarece que realizou, em seu gabinete, duas reuniões com o presidente do Banco Central para tratar dos efeitos da aplicação da Lei Magnistiky. A primeira, no dia 14/8, após a primeira aplicação da lei, em 30/7; e a segunda no dia 30/9, após a referida lei ter sido aplicada em sua esposa, no dia 22/9.

Em nenhuma das reuniões foi tratado qualquer assunto ou realizada qualquer pressão referente à aquisição do BRB pelo banco Master. Esclarece, ainda, que jamais esteve no Banco Central e que inexistiu qualquer ligação telefônica entre ambos, para esse ou qualquer outro assunto. Por fim, esclarece que o escritório de advocacia de sua esposa jamais atuou na operação de aquisição Master-BRB perante o Banco Central.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Segurança Pública

Dupla é capturada pela polícia após apedrejar ônibus e ferir passageira em Manaus

Homem foi preso e adolescente apreendido após ataque a coletivo da Eucatur no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste da capital.

há 5 minutos

Amazonas

Band reúne candidatos ao Governo do Amazonas no primeiro debate da campanha eleitoral

Encontro marcará o início dos confrontos diretos entre os concorrentes ao Palácio Rio Negro e será transmitido para todo o estado.

há 24 minutos

Caiu na rede é post!

Vaza suposto vídeo de candidato a governo e internet reage: ‘candidato dotado’

Gravação com conteúdo sexual, atribuída ao ex-prefeito de Ananindeua, viralizou em grupos de WhatsApp às vésperas da convenção que deve oficializar sua candidatura ao Governo do Pará.

há 40 minutos

Amazonas

Justiça em silêncio: seis anos após massacre no Rio Abacaxis, processos seguem parados

Caso envolve mortes de policiais, denúncias de violações de direitos humanos e ações judiciais contra ex-autoridades e policiais militares. Os processos permanecem paralisados por impasse sobre a competência da Justiça.

há 56 minutos

Acidente de Trânsito

Motorista bêbado invade contramão, destrói carros e acaba preso em Manaus

Acidente envolvendo três veículos aconteceu na Avenida Oscar Borel, no bairro Compensa; suspeito se recusou a fazer o teste do bafômetro.

há 1 hora