A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Moraes nega pedido de prisão domiciliar humanitária feito pela defesa de Bolsonaro

Ministro do STF mantém ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal; defesa alegou riscos à saúde e pediu conversão imediata da pena.

Por Jhon Lobato

22/11/2025 às 14:12

Alexandre de Moraes. – Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou neste sábado (22) o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para converter sua prisão em regime fechado em prisão domiciliar humanitária. Os advogados haviam solicitado a mudança com base em supostos riscos à saúde do ex-presidente, argumentando que sua permanência em uma penitenciária poderia gerar “graves consequências”.

PUBLICIDADE

A defesa protocolou o pedido na sexta-feira (21), solicitando que a pena de 27 anos e três meses por participação na trama golpista fosse automaticamente transformada em cumprimento domiciliar. No entanto, Moraes destacou que Bolsonaro encontra-se sob prisão preventiva — e não em execução de pena — o que torna o pedido sem efeito no momento.

A decisão do ministro determina que Bolsonaro permaneça na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, até o trânsito em julgado da condenação. O ex-presidente passará neste domingo (23) por audiência de custódia, e a expectativa é de que continue preso, já que a prisão preventiva, segundo o STF, é necessária para impedir riscos como possível fuga.

Moraes também frisou que a prisão preventiva não representa o início da execução da pena e, portanto, não há possibilidade jurídica de conversão para regime domiciliar neste estágio do processo. Bolsonaro ainda pode apresentar um último recurso ao Supremo até segunda-feira (24), dentro do prazo legal estabelecido.

A análise sobre onde a pena definitiva será cumprida — seja na própria PF, no Complexo da Papuda ou em regime domiciliar — só ocorrerá após o início formal da execução. Até lá, Bolsonaro seguirá detido na sede da Polícia Federal por ordem judicial.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Caso Evilázio

Suspeito preso por morte de comerciante afirma estar arrependido em Manaus

João Victor Gomes da Silva, conhecido como “Vitinho”, confessou participação no assalto e afirmou que não foi o autor do disparo que matou Evilázio Alves.

há 27 minutos

Brasil

Polícia apura possível relação entre crime brutal e práticas ritualísticas em assassinato

Vestígios encontrados durante perícia e materiais recolhidos na casa de suspeitos passam por análise da Polícia Civil, que investiga a motivação do crime.

há 29 minutos

Brasil

Moraes mantém limite de 1 hora para visitas de parlamentares a Filipe Martins

Além da ampliação da visita de Nikolas Ferreira, a defesa também queria que o mesmo tempo fosse concedido a todos os parlamentares.

há 37 minutos

Caso Evilázio

Novo vídeo mostra momento exato em que comerciante Evilázio reage a assalto a mercadinho em Manaus

Segundo a polícia, criminosos que invadiram o estabelecimento em busca de R$ 120 mil.

há 1 hora