A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Moraes recua e nega prisão de Bolsonaro, mas mantém tornozeleira e impõe nova advertência

Ministro esclareceu que Bolsonaro não está proibido de dar entrevistas nem de fazer discursos.

Por Natan AMPOST

24/07/2025 às 09:34 - Atualizado em 05/08/2025 às 09:23

Notícias do Brasil – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (24/7) negar prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas manteve em vigor todas as medidas cautelares já impostas contra ele. A decisão foi tomada após Bolsonaro participar de um evento na Câmara dos Deputados e fazer declarações públicas, o que levantou dúvidas sobre um possível descumprimento das restrições determinadas pela Justiça.

PUBLICIDADE

Entre as medidas mantidas estão o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, o recolhimento domiciliar noturno entre 19h e 6h durante a semana e integralmente aos fins de semana e feriados, além da proibição de utilizar redes sociais ou ter falas transmitidas por perfis de terceiros. O ex-presidente também está impedido de se aproximar de embaixadas ou consulados, de manter contato com autoridades estrangeiras, com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e com outros investigados ligados à suposta tentativa de golpe.

Na decisão, Moraes esclareceu que Bolsonaro não está proibido de dar entrevistas nem de fazer discursos, desde que respeite as demais condições. Contudo, o ministro foi enfático: caso haja qualquer novo descumprimento das medidas, a prisão do ex-presidente será decretada imediatamente.

A defesa de Bolsonaro apresentou alegações ao STF justificando que o ex-presidente não tinha conhecimento claro das restrições relacionadas à sua comunicação pública. Os advogados argumentaram que a decisão anterior de Moraes não detalhava com precisão as condições de fala, especialmente sobre sua imagem aparecer em perfis de terceiros.

Leia também: Deputada Alessandra Campelo também é criticada no Instagram após viagem de luxo à Grécia com carne folheada a ouro

A polêmica surgiu após Bolsonaro falar à imprensa na última segunda-feira (21/7), na saída de uma reunião do Partido Liberal na Câmara. Na ocasião, ele exibiu publicamente a tornozeleira eletrônica que passou a usar por determinação do STF. A exposição foi interpretada por setores do Judiciário como possível violação das cautelares.

A decisão de Moraes representa um novo capítulo da crescente tensão entre o Supremo Tribunal Federal e o campo político bolsonarista, que tem classificado as medidas como “excessivas” e “politicamente motivadas”. O caso segue sob monitoramento do STF no âmbito do inquérito que investiga a tentativa de articular pressões internacionais contra o Judiciário brasileiro, envolvendo também o deputado Eduardo Bolsonaro.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Prefeito Renato Junior nomeia Carmem Santos para a PGM e marca momento inédito com liderança feminina em Manaus

Mudança histórica fortalece protagonismo das mulheres no serviço público.

há 46 segundos

Pará

Flávio Bolsonaro participa de culto em Belém e recebe homenagem de igreja evangélica

Um dos momentos de destaque do culto foi a entrega de um certificado de Honra ao Mérito a Flávio Bolsonaro.

há 18 minutos

Amazonas

MPAM lança campanha para combater violência durante o Festival de Parintins

Iniciativa reúne órgãos públicos, setor privado e os bois Caprichoso e Garantido para fortalecer a segurança e os direitos humanos durante o evento.

há 20 minutos

Amazonas

TJAM devolve convite do Governo para Festival de Parintins e expõe desconforto entre os poderes

Presidência do Tribunal de Justiça devolveu formalmente convite enviado pela Casa Civil

há 39 minutos

Brasil

Mulher retira arma das partes intímas durante abordagem da polícia

Ação da Polícia Militar resultou na apreensão de uma pistola calibre 9 mm e na condução de dois suspeitos à delegacia.

há 1 hora