A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Moraes também nega recurso e Bolsonaro não vai à posse de Trump

Ministro foi categórico: “Mantenho a decisão que indeferiu os pedidos formulados (por Bolsonaro) por seus próprios fundamentos”.

17/01/2025 às 15:22

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta sexta-feira, 17, o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro e manteve a apreensão do passaporte do ex-chefe do Executivo, que queria comparecer à posse de Donald Trump nos Estados Unidos. O relator do inquérito do golpe foi categórico: “Mantenho a decisão que indeferiu os pedidos formulados (por Bolsonaro) por seus próprios fundamentos”.

PUBLICIDADE

No breve despacho, Moraes pediu uma nova manifestação da Procuradoria-Geral da República sobre o caso, em até cinco dias. Antes, o órgão não viu “interesse público” que justificasse a flexibilização da restrição imposta ao ex-chefe do Executivo, indiciado por crime de golpe de Estado. O chefe do Ministério Público Federal Paulo Gonet destacou como a viagem pretendia “satisfazer interesse privado” de Bolsonaro, o que não é “imprescindível”.

Seguindo o parecer, Moraes negou nesta quinta, 16, o pedido do ex-presidente ressaltando que há possibilidade de “tentativa de evasão” de Bolsonaro “para se furtar à aplicação da lei penal”. Moraes destacou inclusive que Bolsonaro vem defendendo a fuga do Pais e o asilo no exterior para os diversos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

Bolsonaro se irritou com a negativa. “Não estou indo para uma festa de batizado, da filha ou da neta de ninguém. É um evento de posse da maior democracia do mundo”, disse.

Foi então que a defesa resolveu insistir no pedido. Os advogados do ex-presidente argumentaram que ele tem respeitado as restrições que lhe foram impostas na Operação Tempus Veritatis. Alegaram que “nada indica que a pontual devolução do passaporte, por período delimitado e justificado, possa colocar em risco” tal situação.

O pedido não compadeceu Moraes, que negou, mais uma vez, liberar o passaporte de Bolsonaro. No despacho assinado nesta sexta, 15, o magistrado também não citou o pedido do ex-presidente para que o caso passasse pelo crivo do Plenário do STF.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Veja Mais

Homem é baleado com três tiros após suposta tentativa de assalto na Zona Leste de Manaus

Testemunhas afirmam que vítima seria suspeita de roubos na região; autores dos disparos fugiram do local.

há 21 minutos

Esporte

Veja os jogos desta terça-feira na Copa do Mundo; França e Argentina fazem estreia

Atual vice-campeã e campeã mundial entram em campo pelos grupos I e J em busca dos primeiros pontos no Mundial.

há 23 minutos

Polícia

Homem é preso por suspeita de importunação sexual contra adolescente em shopping de Manaus

Jovem de 16 anos denunciou o caso após ser abordado dentro do banheiro de um centro de compras na Zona Centro-Sul da capital.

há 44 minutos

Brasil

STF julga Eduardo Bolsonaro por acusação de coação à Justiça

PGR sustenta que ex-deputado tentou pressionar autoridades brasileiras por meio de articulações internacionais ligadas ao julgamento da trama golpista.

há 1 hora

Brasil

Morte de jovem em salto de Rope Jump acende alerta para os perigos da prática; veja o que diz especialista

Tragédia que matou Maria Eduarda Rodrigues de Freitas expõe impasse entre Governo Federal e Prefeitura de Limeira sobre controle e segurança da área.

há 1 hora