A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Moraes vê vínculo de Jefferson com 8/1 e questiona se ex-deputado deve ser julgado pelo STF

O despacho foi publicado nesta terça-feira, 9.

10/01/2024 às 19:42

Foto: Gustavo Moreno

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, observou uma “estreita relação” entre a investigação que visa o ex-deputado Roberto Jefferson e os inquéritos sobre os atos golpistas do 8 de Janeiro. O magistrado afirma que não há dúvidas sobre a “vinculação direta, decorrente de incitação, com os atos criminosos que resultaram na invasão e depredação” dos prédios dos Três Poderes.

PUBLICIDADE

A conexão foi utilizada como argumento para que Moraes apresentasse, ao Plenário do Supremo, um questionamento: se as apurações sobre a conduta de Jefferson, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, devem ser mantidas sob a alçada da Corte máxima. O despacho foi publicado nesta terça-feira, 9.

Antes que a questão de ordem seja submetida à avaliação dos ministros do STF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, precisará se posicionar sobre o local onde as investigações sobre Jefferson devem tramitar. Moraes estabeleceu um prazo de 15 dias para que o chefe do Ministério Público Federal emita seu parecer sobre o caso.

Em agosto de 2022, o STF colocou Jefferson no banco dos réus pela suposta prática de calúnia e racismo, além de incitação a crimes previstos na antiga Lei de Segurança Nacional. Na época, também foi determinada a transferência do caso para a Justiça Federal do Distrito Federal.

Em primeira instância tramita, por exemplo, a ação a que Jefferson responde pela tentativa de homicídio dos policiais federais que tentaram prendê-lo em outubro e foram atacados com granadas e tiros de fuzil.

PUBLICIDADE

No despacho assinado em 5 de janeiro, Moraes questiona essa determinação com base em uma decisão posterior da Corte: a que estabeleceu a competência do Supremo para conduzir os inquéritos sobre supostos crimes de atos terroristas, ameaça, perseguição, associação criminosa armada, golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito cometidos durante o levante antidemocrático de 8 de janeiro.

Segundo o ministro, o entendimento do STF sobre as denúncias relativas aos atos antidemocráticos, somada à constatação de que as condutas atribuídas a Jefferson têm conexão com os atos golpistas, “tornam necessário a reanálise da decisão no sentido de manter a competência” do Supremo sobre o caso.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Polícia

Militar é preso por suspeita de tentar matar casal a facadas por ciúmes em Tabatinga

Jovem de 19 anos foi preso preventivamente após investigação da Polícia Civil; uma das vítimas foi atingida por 18 facadas e segue internada.

há 5 minutos

Brasil

Michelle Bolsonaro diz a aliados que não desistiu de candidatura

Ex-primeira-dama diz que prioridade é cuidar de Jair Bolsonaro e da família, mas não descarta disputar as eleições de 2026.

há 19 minutos

Amazonas

Entregador fica ferido após ser atropelado por motocicleta no Amazonas

Carlos Eduardo ficou ferido após ser atingido por uma motocicleta em alta velocidade no bairro Tiradentes. O condutor abandonou o local antes da chegada do socorro.

há 21 minutos

Manaus

Vizinhos “saem no soco” com pedaço de pau durante reportagem ao vivo em Manaus

Equipe fazia uma reportagem sobre uma denúncia de maus-tratos a um cachorro quando moradores iniciaram uma briga em plena transmissão ao vivo.

há 41 minutos

Amazonas

Idoso continua desaparecido após naufrágio de canoa que matou duas idosas no interior do Amazonas

Corpo de Bombeiros retomou as buscas nesta quarta-feira (1º) por homem de 70 anos desaparecido no Rio Urubu, em Silves.

há 58 minutos