Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Moro critica prisão domiciliar de Bolsonaro e diz que ‘escalada da crise não interessa ao Brasil’: ‘Sequer foi julgado’

Senador e ex-procurador da Lava-Jato dizem que medida contra Bolsonaro fere princípios democráticos e agrava tensão institucional no país.

Por Beatriz Silveira

04/08/2025 às 21:44

Notícias do Brasil – A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), provocou reações de figuras políticas ligadas à operação Lava-Jato. Entre os críticos, estão o senador Sergio Moro (União-PR) e o ex-deputado federal e ex-procurador Deltan Dallagnol, que usaram as redes sociais para se posicionar contra a medida.

PUBLICIDADE

Moro, que foi juiz responsável por conduzir os processos da Lava-Jato em Curitiba, classificou a decisão como um retrocesso. “Não é possível concordar com a imposição de prisão domiciliar e censura a Bolsonaro, que sequer foi julgado. A escalada da crise não interessa ao Brasil”, publicou em sua conta no X (antigo Twitter).

Já Dallagnol foi ainda mais incisivo ao criticar a determinação do STF. “Moraes proibiu um ex-presidente da República de usar redes sociais e agora mandou prendê-lo porque o filho ligou para ele durante uma manifestação e postou nas redes. Me poupe quem ainda acha que isso é uma democracia!”, escreveu o ex-parlamentar.

Leia também: Omar Aziz é o único senador do Amazonas contrário ao impeachment de Alexandre de Moraes

A decisão de Moraes teve como base a participação remota de Bolsonaro em uma manifestação realizada no último domingo (3), em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Durante o ato, o ex-presidente teria feito uma ligação para seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que publicou o vídeo da conversa em suas redes sociais. O conteúdo foi deletado horas depois.

Moraes considerou que a atitude representou uma violação às medidas cautelares, que já proibiam Bolsonaro de se manifestar publicamente, inclusive por meio de terceiros. Segundo o ministro, a conduta foi “dissimulada” e configurou tentativa de coagir o STF e obstruir a Justiça.

Além da prisão domiciliar, Moraes determinou a proibição de visitas, exceto de advogados ou pessoas previamente autorizadas. Um celular de Bolsonaro também foi apreendido durante a operação.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Homem arranca fiação de loja em plena luz do dia na Zona Leste de Manaus

Suspeito foi filmado retirando cabos elétricos de um estabelecimento especializado em bolsas.

há 4 minutos

Esporte

Fifa anula suspensão, e artilheiro dos EUA vai poder enfrentar a Bélgica

Artilheiro da seleção norte-americana teve suspensão automática anulada pelo Comitê Disciplinar da Fifa e está liberado para atuar nas oitavas de final da Copa do Mundo.

há 18 minutos

Brasil

Mãe pede que jovens parem de soltar fogos e entra em desespero ao ver filho autista em crise

Moradora afirma que pediu para um grupo de jovens parar de soltar fogos com estampido, mas recebeu deboches enquanto o filho, autista nível 3, apresentava crise.

há 24 minutos

Mundo

Terremotos na Venezuela: número de mortos passa de 3,3 mil, diz governo

Novo balanço oficial aponta mais de 3.300 mortes, 16,7 mil feridos e milhares de desabrigados após os terremotos que atingiram a região central da costa venezuelana.

há 39 minutos

Esporte

Inglaterra elimina o México em jogo eletrizante

Seleção inglesa venceu por 3 a 2 no Estádio Azteca, superou a pressão da torcida mexicana e agora terá pela frente a Noruega.

há 49 minutos