Redação AM POST*
A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que foi interrogado nesta quarta-feira (19), no Aeroporto de Brasília acompanhado dos deputados Gleisi Hoffmann (PR) e Paulo Pimenta (RS). A determinação da ação veio do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. A informação é do Estadão Conteúdo.
PUBLICIDADE
Após deixar a prisão, em novembro de 2019, fez discursos sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro e aliados à atuação de milícias. Em nota, o ministério disse que Moro requisitou a apuração por crime contra a honra de Bolsonaro e com base na Lei de Segurança Nacional.
“O Ministério da Justiça e Segurança Pública requisitou a apuração contra Lula, assim que ele deixou a prisão, para investigar possível crime contra a honra do Presidente da República. Lula disse, à época, que Bolsonaro era chefe de milícia. Podem ter sido praticados os crimes do art. 138 do CP ou do art. 26 da Lei de Segurança Nacional”, afirma o comunicado oficial da pasta.