Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Morre jovem que teve 30% do corpo queimado em acidente com aparelho de fondue

Jaqueline Tedesco sofreu queimaduras de 3º grau e estava na UTI em coma induzido.

15/03/2024 às 17:23

Morreu nesta sexta-feira, 15, Jaqueline Tedesco, indígena que teve 30% do corpo queimado após um acidente na cidade de Rio Grande, interior do Rio Grande do Sul. Jaqueline, que pertencia à etnia kaingang, comemorava a formatura no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande (FURG,) quando se queimou em um restaurante.

PUBLICIDADE

O acidente ocorreu no último sábado, 9, durante o reabastecimento do rechaud, recipiente onde ficam as chamas que mantêm o fondue quente. De acordo com o restaurante Le Petit, o equipamento ainda tinha resquícios de fogo, que se espalhou e feriu Jaqueline e outra mulher, uma funcionária do local. Jaqueline sofreu queimaduras de 3º grau e estava na UTI da Santa Casa de Rio Grande em coma induzido.

Na Universidade Federal do Rio Grande, Jaqueline participou do Coletivo Indígena, sendo Liderança da Casa de Estudante (CEU-FURG), bolsista do PET Popular e integrante do Diretório Central de Estudante. Ela era estagiária da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul e foi a primeira mulher indígena a se formar por cotas na universidade.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul instaurou inquérito para investigação das circunstâncias do caso. “Existem muitas pessoas que querem se manifestar contra o restaurante, nós negamos e somos veementemente contra. Não podemos nos manifestar contra pessoas que sequer foram indiciadas”, disse Aisllana Zogbi, advogada que representa a família da jovem.

Affonso Celso Pupe Neto, advogado da equipe jurídica que defende o restaurante, afirmou que os responsáveis pelo estabelecimento mantêm posição de solidariedade no momento. “Independentemente das conclusões da autoridades, a empresa desde o princípio, e agora, persiste em prestar apoio material à família, inclusive com o funeral que foi custeado”, disse.

Em nota, a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ArpinSul) lamentou a morte de Jaqueline e registrou sua trajetória no movimento indígena. Em 2023, ela foi eleita no Fórum de Lideranças para compor o Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI). Jaqueline também foi indicada para ajudar na comissão do Acampamento Terra Livre (ATL) de 2024. Com a sua formação como advogada, ela iria começar a ajudar a ArpinSul e o movimento indígena nos assuntos jurídicos.

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), também em nota, lamentou a morte da jovem.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Incêndio em loja de construção segue fora de controle e mobiliza sete viaturas dos Bombeiros na zona Norte de Manaus

Loja recém-inaugurada foi completamente tomada pelas chamas na zona Norte da capital.

há 7 horas

Manaus

Curto-circuito em painel de LED pode ter provocado incêndio que destruiu loja de construção em Manaus

Loja de três andares foi completamente consumida pelas chamas na noite desta quarta-feira (5), na zona Norte da capital.

há 7 horas

Manaus

Incêndio de grandes proporções destrói prédio comercial e ameaça explodir posto de combustíveis na zona Norte de Manaus

Corpo de Bombeiros atua no combate ao fogo e área foi isolada pela Polícia Militar.

há 7 horas

Política

Prefeito de Manicoré declara apoio a Roberto Cidade, mesmo sendo filiado ao partido de Omar Aziz

Lúcio Flávio (PSD) anunciou apoio ao candidato da União Progressista ao Governo do Amazonas.

há 7 horas

Manaus

Print revela comunicado do Porto de Manaus convocando funcionários para convenção do PL que confirmou Alessandro Bronze como suplente de Alberto Neto

Comunicado atribuído ao Porto promete liberação, transporte e alimentação para participação em evento político.

há 7 horas