Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Morre terceira vítima intoxicada por metanol em São Paulo

Óbito foi confirmado pela prefeitura de São Bernardo.

Por Marcia Jornalist

07/10/2025 às 13:48 - Atualizado em 07/10/2025 às 13:58

Notícias do Brasil – A Prefeitura de São Bernardo, em São Paulo, confirmou a morte de Bruna Araújo de Souza, de 30 anos de idade, após consumir bebida contaminada por metanol. Conforme o comunicado da prefeitura, Bruna estava sob cuidados paliativos desde que foi internada por ter consumido vodca com metanol.

Agora são três as vítimas registradas no estado de São Paulo pela ingestão da substância tóxica no país.

PUBLICIDADE

A prefeitura informou também que até segunda-feira (6), a Vigilância Epidemiológica da cidade recebeu 78 notificações de casos suspeitos de contaminação por metanol, sendo que seis óbitos estão em investigação.

Nas redes pública e privada de São Bernardo, foram contabilizados 72 pacientes atendidos. Desses, 70 moram na cidade, incluindo os óbitos suspeitos.

Casos

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) informou que o número de casos descartados de intoxicação por metanol aumentou para 47 nesta segunda-feira.

O estado contabiliza 15 casos confirmados, com dois óbitos de homens, com 54 e 46 anos de idade, ambos moradores da capital. Há ainda 164 casos em investigação em São Paulo, incluindo os de São Bernardo, sendo que outros seis óbitos estão sob análise.

PUBLICIDADE

Emergência médica

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.

Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Em caso de identificação dos sintomas, buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar pelo menos uma das instituições a seguir:

  • Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;
  • CIATox da sua cidade para orientação especializada (veja lista aqui);
  • Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 – de qualquer lugar do país.

É importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado. A demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

Prefeitura multa Innova em quase R$ 10 milhões por vazamento de gás estireno em Manaus

Prefeitura identificou fissuras no tanque com auxílio de drones equipados com câmeras térmicas.

há 10 segundos

Brasil

Senado aprova aumento de penas para quem cometer crimes contra professores e profissionais de saúde

Projeto aprovado amplia punições para violência, ameaça e outros crimes contra trabalhadores da educação e da saúde.

há 3 minutos

Brasil

Lula reage ao tarifaço dos EUA e diz que Brasil “não aceita desaforo” de nenhum país

Presidente afirmou que aguardará um posicionamento de Donald Trump antes de comentar detalhadamente as tarifas de 25%.

há 19 minutos

Manaus

Bombeiros mantêm operação e vão decidir sobre reabertura da fábrica de Manaus após nova avaliação

Equipe utiliza sete canhões de água para conter vazamento no Distrito Industrial.

há 42 minutos

Eleições 2026

Wilson Lima vai para o embate contra Omar Aziz enquanto políticos da direita do Amazonas silenciam

Pré-candidato ao Senado tem elevado o tom contra o principal adversário político de Jair Bolsonaro no estado, Omar Aziz.

há 43 minutos