A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Morte da “Barbie Humana”: Ministério Público pede exumação e suspeita de asfixia

Influenciadora foi encontrada morta em apartamento de defensor público na Lapa, e laudos complementares podem redefinir a causa oficial da morte.

Por Beatriz Silveira

11/12/2025 às 19:47

Notícias do Brasil – O Ministério Público de São Paulo (MPSP) pediu a exumação do corpo da influenciadora Barbara Jankavski Marquez, 31 anos, conhecida como “Barbie humana”, para aprofundar as investigações sobre a causa da morte. O objetivo é verificar a possibilidade de asfixia mecânica, após a promotoria identificar lesões no pescoço da jovem compatíveis com possível estrangulamento. As informações foram apuradas pelo portal Metrópoles.

PUBLICIDADE

Barbara foi encontrada morta em 2 de novembro, dentro da casa do defensor público Renato Campos Pinto De Vitto, 51 anos, localizada na região da Lapa, zona oeste de São Paulo. O pedido de exumação ainda será analisado pela Justiça, que deverá decidir se autoriza ou não o novo procedimento pericial.

Inicialmente, o caso era tratado como morte súbita. No entanto, por decisão judicial, a investigação passou a ser conduzida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Conforme registrado em boletim de ocorrência, Renato Campos afirmou ter contratado os serviços sexuais de Barbara. Ela teria chegado ao imóvel por volta de 1h do dia 2 de novembro e permaneceu no local durante todo o dia.

Leia também: Câmara rejeita cassação de Carla Zambelli e mantém deputada no cargo apesar de condenação do STF

Ainda segundo o relato do defensor público, os dois consumiram drogas e, em determinado momento, a influenciadora começou a tossir repetidas vezes antes de adormecer ao lado dele. Mais tarde, ao perceber que Barbara não se movia, ele acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que confirmou o óbito às 21h07.

Quatro dias após a morte, Renato Campos pediu afastamento de suas funções na Defensoria Pública, alegando motivos médicos. Em nota, o órgão afirmou lamentar a morte da influenciadora e declarou que acompanha as investigações em andamento.

Exames necroscópicos e toxicológicos já foram solicitados anteriormente, mas o Ministério Público considera que a exumação pode trazer novos elementos e ajudar a esclarecer, de forma conclusiva, a causa da morte de Barbara.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Esporte

Paraguai elimina Alemanha nos pênaltis e avança às oitavas da Copa do Mundo

Goleiro Gill defendeu duas cobranças, e os palmeirenses Maurício e Gustavo Gómez converteram seus pênaltis na classificação paraguaia.

há 19 minutos

Brasil

Eduardo Bolsonaro vai aos EUA após condenação no STF e busca apoio de aliados de Trump contra Alexandre de Moraes

Ex-deputado cumpre agenda em Washington com parlamentares republicanos e integrantes ligados ao governo Donald Trump.

há 22 minutos

Manaus

Torcedores do Caprichoso fazem festa no centro em Manaus após vitória no Festival de Parintins 2026

Torcedores azulados comemoraram o título do 59º Festival de Parintins com muita emoção no Centro de Manaus.

há 52 minutos

Amazonas

Curral Zeca Xibelão fica lotado por torcida do Caprichoso após conquista do título em Parintins

Milhares de torcedores se reuniram no tradicional curral do boi azul para celebrar a conquista do 59º Festival Folclórico de Parintins.

há 53 minutos

Polícia

Foragido condenado a 29 anos por roubo é preso com arma e munições em Manaus

Homem foi localizado pela Rocam no bairro Santa Etelvina após denúncia e tinha mandado relacionado a condenação no estado do Pará.

há 1 hora