Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

MP da Itália aprova extradição de Carla Zambelli para cumprir pena no Brasil

A deputada ingressou em território italiano pouco tempo depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) decretar sua prisão.

Por Jonas Souza

22/10/2025 às 20:29

Notícias do Brasil  – O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) do país europeu para o Brasil. A informação foi divulgada pela Advocacia-Geral da União (AGU), responsável por atuar no processo de extradição. Zambelli está detida em Roma desde julho, após decisão da Corte de Apelação italiana que considerou haver risco de fuga.

PUBLICIDADE

Leia mais: Conselho de Ética da Câmara arquiva processo que pedia cassação de Eduardo Bolsonaro

A deputada ingressou em território italiano pouco tempo depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) decretar sua prisão preventiva no Brasil, em cumprimento a uma decisão de 4 de junho de 2025. Na época, Zambelli afirmou que deixou o país por “perseguição política”.

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão na Ação Penal 2428 pelo crime de falsidade ideológica em conexão com a invasão do sistema de informática do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto. Desde então, ela estava foragida, e o governo brasileiro solicitou sua inclusão na lista de procurados da Interpol.

Além dessa condenação, a parlamentar também foi sentenciada em um segundo processo por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, recebendo pena de 5 anos e 3 meses em regime semiaberto, além do pagamento de multa equivalente a 400 salários mínimos. A decisão também prevê a perda do mandato parlamentar, a ser efetivada após o trânsito em julgado da condenação.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Deolane Bezerra divulga carta escrita na prisão e diz que provará inocência

Influenciadora está presa preventivamente em investigação sobre suposto esquema de jogos de azar e lavagem de dinheiro.

há 3 horas

Brasil

TRE-AM inicia treinamento de mesários para as Eleições 2026 nesta segunda-feira (3)

Capacitações começam pelo Centro de Convenções Vasco Vasques e seguem até setembro.

há 3 horas

Brasil

Receita Federal libera terceiro lote da restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira (31)

Consulta pode ser feita pelo site e aplicativo da Receita Federal.

há 3 horas

Brasil

RN: 11 presos fogem de presídio após abrir túnel por vaso sanitário

Detentos escaparam por um túnel escavado sob a cela e escalaram o muro da unidade prisional.

há 4 horas

Eleições 2026

Chico Preto ganha força para ser vice de Maria do Carmo após mudanças nos bastidores do PL-AM

Ex-deputado estadual passou a figurar entre os principais cotados para compor a chapa ao Governo do Amazonas.

há 4 horas