Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

MPE diz que irá recorrer ao TSE após governador do Rio ser absolvido pela Justiça Eleitoral

Marcelo Freixo, segundo colocado na eleição para o governo em 2022, também declarou que irá para a Corte superior.

Por AM POST

24/05/2024 às 06:50

O Ministério Público Eleitoral (MPE) afirmou, nesta quinta-feira (23), que vai recorrr ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidir contra a cassação do governador Cláudio Castro (PL).

PUBLICIDADE

Quatro dos sete membros do TRE-RJ divergiram do voto do relator, que havia encaminhado por cassar tanto o mandato de Castro quanto os do vice-governador Thiago Pampolha (MDB) e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União).

  • Votaram contra a cassação:
    Marcello Granado;
    Katia Valverde;
    Gerardo Carnevale Ney da Silva;
    Fernando Marques de Campos Cabral Filho.
  • Votaram a favor da cassação:
    Peterson Barroso Simão, relator;
    Daniela Bandeira de Freitas;
    Henrique Carlos de Andrade Figueira.

O Ministério Público Eleitoral foi a favor da perda de mandato de Castro, de Pampolha e de Bacellar. Ainda defenderam a inelegibilidade do governador e do vice até 2030.

Segundo o MPE, que houve abuso de poder político e econômico envolvendo o financiamento de projetos e programas da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) em 2022.

Um dos autores da ação contra Castro, o ex-deputado federal Marcelo Freixo (PT), atual presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), também disse que recorrerá da decisão no TSE.

Freixo ficou na segunda colocação na eleição para o governo fluminense em 2022. Por sua vez, ao comentar o resultado do julgamento, Castro pediu para que Freixo respeitar os resultados das urnas e a vontade do nosso povo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Energia será cortada em bairros de Manaus nesta quarta em pleno calor; veja áreas afetadas

Desligamentos programados ocorrerão para serviços de manutenção na rede elétrica e afetarão bairros da capital e comunidades da zona rural.

há 12 minutos

Segurança

Operação mira grupo suspeito de planejar atentados em Brasília durante as eleições de 2026

Polícia Civil cumpre mandados contra oito investigados suspeitos de discutir ataques, compartilhar manuais de explosivos e planejar invasões a prédios públicos.

há 13 minutos

Manaus

Incêndio atinge área perto de rede elétrica e assusta moradores na zona Norte de Manaus

Chamas foram registradas na noite desta segunda-feira (3), próximo à entrada do bairro Novo Israel. Até o momento, não há informações sobre feridos ou sobre as causas do incêndio.

há 44 minutos

Mundo

Ataque a tiros em bar deixa dois mortos, suspeitos são presos após fuga; veja o vídeo

Criminoso invadiu o estabelecimento e abriu fogo contra clientes. Câmeras de segurança registraram toda a ação.

há 52 minutos

Polícia

Polícia procura homem suspeito de estuprar enteada de 8 anos em Manaus

Polícia Civil pede apoio da população para localizar o suspeito.

há 9 horas