Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Múcio defende punição a ‘bandidos’ e fim de suspeição sobre Forças Armadas envolvidas nos atos do 8 de janeiro

A declaração ocorreu em seminário sobre a indústria de defesa, organizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.

26/09/2023 às 17:04

Foto: Agência Brasil

Após afirmar que não há constrangimento com a convocação de integrantes das Forças Armadas para prestarem depoimento na CPMI do 8 de Janeiro, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, defendeu nesta terça-feira, 26, que os “bandidos” sejam punidos e as investigações sejam concluídas para encerrar o “manto de suspeição” que recai sobre os militares. Múcio declarou que não assistiu ao depoimento do general Augusto Heleno na CPMI dos atos golpistas e evitou comentar o assunto ao mencionar que tudo ainda se resume a vazamentos.

“As Forças Armadas precisam disso (conclusão das investigações). Elas ficaram na sociedade em uma situação extremamente delicada. A esquerda acha que as Forças Armadas queriam dar golpe e a direita não gosta das Forças porque eles não deram o golpe. Quando, na realidade, eu credito às Forças fizeram a defesa da democracia. Não houve uma declaração, manifestação (de apoio a golpe). As Forças são cientes do seu papel, parceiras do governo e desejam que tudo isso seja esclarecido”, defendeu.

PUBLICIDADE

O ministro afirmou ainda que é preciso punir os “bandidos” e não penalizar os integrantes das Forças que são legalistas. A declaração ocorreu em seminário sobre a indústria de defesa, organizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em sua sede, no Rio de Janeiro

“Precisamos esclarecer tudo, punir os bandidos, punir aqueles que quiseram mexer com nossa integridade política e dizer, aos que não estiveram envolvidos, que estamos do mesmo lado”, disse Múcio. “Que esse manto de suspeição não penalize aqueles que são legalistas e trabalharam pela democracia”, completou.

Nesta segunda, 25, menos de uma semana após a delação do ex-ajudante de ordens da Presidência tenente-coronel Mauro Cid e com a convocação de integrantes das Forças à CPMI, Múcio defendeu que “não há constrangimento”.

“Não só não temos constrangimento, se tivéssemos não poderíamos dizer, porque estaríamos dando prova que teríamos algum tipo de preocupação. O que não temos”, afirmou Múcio, após uma reunião com o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).

PUBLICIDADE

O ministro da defesa disse nesta terça-feira que o ex-ajudante de ordens do ex-presidente é um delator, que o noticiário é produto disso e que suspeições e delações afetam a todos na Defesa. Ele afirmou ainda que as investigações sobre os atos golpistas e outros episódios, como o caso do “Hacker de Araraquara”, estão nas mãos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e da Polícia Federal, e que sua pasta não teve acesso a nenhuma informação sobre o caso.

“A gente quer punir. Mas está na mão da Justiça. A Justiça vai fazer a graduação das punições. E as Forças Armadas, tenho absoluta certeza, vão querer fazer isso para mostrar à sociedade o tanto da nossa indignação.”

Mercadante defende rigor nas investigações

No início do seminário na sede do BNDES, o presidente do banco estatal, Aloizio Mercadante, disse que é preciso “investigar com rigor” os ataques às sedes dos Três Poderes no 8 de janeiro e que “todos os envolvidos, de farda ou não, precisam ser punidos”

“Tentaram explodir um caminhão de querosene perto de um aeroporto, depredaram palácios que são símbolos da República. Precisamos investigar isso com rigor, e todos os envolvidos, de farda ou não, precisam ser punidos”, afirmou.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Política

Alessandra Campêlo se estressa com perguntas de jornalista durante abordagem em shopping de Manaus; veja o vídeo

Parlamentar foi questionada sobre uma ação judicial relacionada à CPI da Pandemia e o momento repercutiu nas redes sociais.

há 6 minutos

Manaus

“Se não pagarem, a paralisação volta”, diz presidente dos rodoviários ao suspender greve em Manaus

Sindicato afirma que não haverá mais paralisação prevista para esta terça-feira (7), mas diz que a categoria seguirá monitorando o cumprimento dos pagamentos pelas empresas.

há 23 minutos

Polícia

Discussão entre casal por suspeita de traição termina com intervenção da PM; veja o vídeo

Moradores acionaram a Polícia Militar após a briga ganhar intensidade durante a madrugada; não houve registro de feridos.

há 24 minutos

Manaus

Robô de limpeza chega e surpreende população com capinação rápida em Manaus

Equipamento será usado na limpeza urbana da capital. Gestão afirma que máquina pode realizar, em uma hora, trabalho equivalente ao de 14 pessoas, mas ainda não divulgou investimento nem cronograma de uso.

há 43 minutos

Política

TSE nega pedido de Elan Alencar e mantém posse de Glória Carratte na Câmara de Manaus

Ministro rejeitou cautelar do parlamentar do Avante e validou decisão do TRE-AM que cassou chapa do Democracia Cristã por fraude em cota de gênero.

há 57 minutos