A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Não há nenhum fato que sinalize menor desvio ou descuido de Moraes em ações no STF, diz Gilmar

O decano disse ver uma “ação orquestrada de sabotagem contra o povo brasileiro”.

02/08/2025 às 02:00

Notícias do Brasil – O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta sexta-feira, 1º, que acompanhou com “perplexidade” a escalada de ataques a membros da Corte e defendeu que as medidas adotadas pelos Estados Unidos – contra o ministro Alexandre de Moraes -, motivadas por discordância política, “demandam uma resposta à altura da dignidade de nossa Corte e da soberania do Estado brasileiro”.

O decano disse ver uma “ação orquestrada de sabotagem contra o povo brasileiro, por parte de pessoas avessas à democracia, armadas com os mesmos radicalismo, desinformação e servilismo que vêm caracterizando sua conduta já há alguns anos”.

PUBLICIDADE

Segundo Gilmar, os ataques à soberania “foram estimulados por radicais inconformados com a derrota do seu grupo político nas últimas eleições presidenciais”. O ministro chegou a citar indiretamente o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), destacando que o parlamentar “na linha de frente do entreguismo, fugiu do País para covardemente difundir aleivosias contra o Supremo Tribunal Federal, num verdadeiro ato de lesa-pátria”.

O ministro ainda defendeu Moraes, destacando que “não é de hoje” que o colega é alvo de “críticas infundadas”. “Não há nenhum fato real, concreto e individualizado que sinalize o menor desvio, ou descuido, do relator em relação ao devido processo legal, à ampla defesa e ao contraditório”, frisou com relação à conduta de Moraes.

Em referência a Moraes, Gilmar indicou ainda que é fundamental defender os que, “com coragem e retidão, enfrentam essas ameaças, mesmo quando isso implica suportar o peso de críticas injustas e ataques pessoais”.

Leia também: Justiça Eleitoral mantém punição contra prefeito Ivon Rates por uso de deepfake nas eleições de 2024

PUBLICIDADE

“Devem ser fortemente rechaçadas quaisquer insinuações vazias sobre a lisura do rito observado pelo relator. Tais calúnias devem ser compreendidas pelo que verdadeiramente são: retórica política barata dos acusados e seus asseclas para desacreditar o Tribunal e tentar desviar o foco do debate público dos graves fatos que estão sendo revelados pelas testemunhas e pelas provas apresentadas pela PGR”, ponderou.

Segundo o decano, a atuação do STF não é “imune à críticas” e elas são bem vindas quando visam um aperfeiçoamento das instituições, mas é preciso distinguir entre ponderações “sérias” sobre a Corte e “opiniões levianas”. No caso de Moraes, o decano destacou que as críticas partem de “radicais que buscam interditar funcionamento do Judiciário”.

Big techs

O decano destacou ainda que um dos focos de insatisfação de “radicais” quanto ao STF está relacionada às bigh techs. “Mera perspectiva de impor deveres às redes sociais despertou lobbies poderosos”, explicou o decano, logo antes de destacar que a Corte máxima “não se dobra a intimidações”.

Ainda de acordo com o ministro, muitas das manifestações de “golpismo” foram impulsionadas pelas plataformas. Ainda de acordo com o ministro, apesar da resistência das plataformas, o STF sinalizou que as redes sociais não são “terra sem lei”.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Parintins

Entenda o que acontece se Isabelle Nogueira sair do Boi Garantido

Cunhã-poranga falou sobre legado, gratidão e futuro durante entrevista, mas evitou confirmar se deixará o item após o Festival de Parintins.

há 30 minutos

Amazonas

David Almeida cancela ida a Parintins devido a conjuntivite e reprograma agenda política no interior

Pré-candidato ao Governo do Amazonas e ex-prefeito de Manaus teve diagnóstico de conjuntivite irritativa e suspendeu compromissos durante o fim de semana em Parintins.

há 2 horas

Parintins

VÍDEO: David Assayag tem carro guinchado em Parintins e brinca que vai dormir na rua após perder acesso às chaves

Cantor descobriu que o veículo havia sido removido após um show na ilha. Como a chave de casa estava dentro do carro, ele levou a situação com bom humor.

há 3 horas

Esporte

Mata-mata: Brasil encerra preparação para duelo contra o Japão nesta segunda

Seleção de Carlo Ancelotti finalizou os treinamentos em Houston e deve repetir a equipe que venceu a Escócia na última rodada da fase de grupos.

há 3 horas

Polícia

Veja vídeo: Polícia prende quatro suspeitos de ataque à casa de PM em Manaus

Prisões ocorreram nas zonas Leste e Norte da capital. Armas, drogas e veículos utilizados na ação criminosa foram apreendidos durante a operação.

há 3 horas