A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Não tem relação com sanções dos EUA, diz Barroso sobre saída do STF

Ministro não conseguiu adiantar a decisão para ao presidente Lula.

09/10/2025 às 21:13 - Atualizado em 10/10/2025 às 15:16

Notícias do Brasil – O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira (9) que as sanções aplicadas pelo governo dos Estados Unidos contra ele foram levadas em conta na decisão de se aposentar da Corte.

PUBLICIDADE

Em entrevista coletiva após anunciar aposentadoria antecipada da Corte, Barroso disse que tinha intenção de permanecer no tribunal cerca de 12 anos e que comunicou o fato ao presidente Luíz Inácio Lula da Silva há cerca de dois anos. O ministro foi nomeado em 2013 pela ex-presidente Dilma Rousseff.

“Dois anos atrás, eu já tinha dito ao presidente [Lula] essa minha intenção [de deixar o STF]. Não me comprometi, mas disse que era uma intenção possível. Não tem nenhuma relação com os Estados Unidos. Espero que isso se resolva. Foi um movimento errado, com base em uma narrativa falsa, e que a gente tem que continuar a desfazer”, afirmou.

Barroso também disse que tentou se encontrar ontem com Lula para avisar que iria anunciar a aposentadoria nesta quinta-feira, mas a reunião foi desmarcada.

“Tinha marcado uma audiência para ontem, mas com as circunstancia políticas, foi preciso adiar. Não consegui falar diretamente com ele”, completou.

O ministro participou da última sessão plenária nesta quinta-feira e deve permanecer no STF até a próxima semana para liberar processos que ainda estão sob a responsabilidade dele.

Com a saída de Barroso, caberá ao presidente Lula indicar novo integrante para a Corte. A indicação passará pelo crivo do Senado.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Alunos interpretam toada do Garantido em Libras e vídeo emociona internautas em Manaus

Iniciativa desenvolvida em escola estadual une inclusão, educação e a paixão pelo Festival de Parintins, conquistando repercussão nas redes sociais.

há 3 minutos

Brasil

Entenda o caso da mulher de 37 anos que fingiu ser adolescente e enganou famílias em vários estados do Brasil

Mulher viveu por 14 meses como filha adotiva em Joinville e é investigada por estelionato e falsa identidade.

há 16 minutos

Pará

Mulher baleada por vereador no Pará piora e está em coma profundo na UTI

Icicléia Alves Veloso segue internada em estado gravíssimo após ser atingida por disparo durante encontro para assinatura de divórcio em Ourilândia do Norte.

há 19 minutos

Política

‘O maior inimigo de Bolsonaro e Lula são seus radicalistas’, diz Augusto Cury durante agenda em Manaus

Pré-candidato à Presidência pelo Avante afirmou que seguidores radicais prejudicam líderes políticos ao deixarem de apontar erros e defenderem a autocrítica.

há 45 minutos

Manaus

Avenida Eduardo Ribeiro é interditada para programação de Corpus Christi em Manaus

Celebração religiosa ocorre no Centro da capital e altera o fluxo de veículos e linhas de ônibus nesta quinta-feira (4)..

há 1 hora