A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Nikolas critica rejeição de relatório da CPI e fala em “Congresso de joelhos”

Deputado se manifestou nas redes após votação no Senado.

Por Jonas Souza

14/04/2026 às 21:00 - Atualizado em 15/04/2026 às 09:12

Resumo


O deputado Nikolas Ferreira criticou a rejeição do relatório da CPI do Crime Organizado, afirmando que o Congresso foi enfraquecido. A decisão da comissão, que barrou o parecer, gerou forte repercussão política.

Notícias do Brasil  – O deputado federal Nikolas Ferreira reagiu à rejeição do relatório final da CPI do Crime Organizado com críticas ao Congresso Nacional. Em publicação nas redes sociais, o parlamentar afirmou que a decisão colocou o Legislativo em posição de fragilidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leia mais: Denarium tem julgamento suspenso com 3 votos por inelegibilidade

Declaração gera repercussão

A manifestação ocorreu logo após a comissão rejeitar, por 6 votos a 4, o parecer apresentado pelo senador Alessandro Vieira. O relatório sugeria o indiciamento de ministros do Supremo Tribunal Federal e do procurador-geral da República.

Para Nikolas, o resultado da votação evidencia um enfraquecimento institucional do Congresso diante de outros poderes.

O que previa o relatório

O documento atribuía possíveis crimes de responsabilidade aos ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, além do chefe da Procuradoria-Geral da República, Paulo Gonet.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo o relator, as autoridades teriam adotado condutas que dificultaram o andamento das investigações conduzidas pela comissão.

Votação e mudanças na composição

A sessão que analisou o relatório foi marcada por alterações na composição da CPI pouco antes da votação. Parlamentares da oposição interpretaram as mudanças como uma estratégia para impedir a aprovação do parecer.

Durante a reunião, os trabalhos chegaram a ser interrompidos temporariamente após o início da ordem do dia no plenário do Senado, sendo retomados minutos depois.

Apesar da rejeição, o relatório trouxe um diagnóstico sobre a atuação do crime organizado no Brasil, incluindo o avanço de facções, a presença em diversos setores da economia e o uso de mecanismos sofisticados de lavagem de dinheiro.

A declaração de Nikolas Ferreira se soma a outras reações políticas e reforça o debate sobre o papel das CPIs e a relação entre os poderes no país.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Política

Japão encara Tunísia para encaminhar classificação na Copa do Mundo 2026 e manter longa sequência invicta

Seleção asiática chega embalada por oito jogos sem derrota e pode ficar muito próxima das oitavas de final do Mundial.

há 1 hora

Esporte

Após Alemanha vencer Costa do Marfim de virada, seleção garante classificação antecipada na Copa do Mundo 2026

Seleção alemã reage no segundo tempo, vence por 2 a 1 e assegura vaga na fase eliminatória do Mundial.

há 2 horas

Brasil

Governo amplia cerco contra bets ilegais e mira influenciadores e bancos que operam com apostas irregulares

Medidas preveem cobrança de tributos, bloqueio de recursos e responsabilização de instituições financeiras ligadas a plataformas sem autorização.

há 3 horas

Polícia

Ex-Rainha do Guaraná denuncia agressão que deixou dentes quebrados e cobra prisão de ex-companheiro em Maués: ‘Quero justiça’

Suevelyn Dias afirma ter sido vítima de violência doméstica após crise de ciúmes e diz que já obteve medida protetiva da Justiça.

há 3 horas

Manaus

Sistema nacional de alertas sofre invasão e fica fora do ar; Defesa Civil mantém monitoramento em Manaus

Instabilidade em plataforma utilizada para envio de alertas à população afeta municípios de todo o país e mobiliza órgãos de proteção civil.

há 3 horas