Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Nikolas Ferreira afirma que vai acionar MP contra presidente da Escola de Samba que homenageou Lula no carnaval

Deputado afirma que ala do desfile ultrapassou a crítica política e atingiu fiéis cristãos.

Por Beatriz Silveira

18/02/2026 às 16:52 - Atualizado em 15/05/2026 às 14:52

Deputado Nikolas Ferreira durante discurso sobre intolerância religiosa no carnaval.

Foto: Reprodução

Resumo

O deputado federal Nikolas Ferreira anunciou que irá acionar o Ministério Público do Rio de Janeiro contra o presidente da Acadêmicos de Niterói, alegando intolerância religiosa durante desfile no Sambódromo. A polêmica envolve uma ala do desfile que, segundo o parlamentar, extrapolou a crítica política e atingiu fiéis cristãos, gerando repercussão também na OAB-RJ e entre outros parlamentares.

PUBLICIDADE

Notícias do Brasil –  O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) informou, nesta quarta-feira (18/2), que irá protocolar uma representação no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro contra Wallace Palhares, presidente da Acadêmicos de Niterói.

Segundo o parlamentar, houve prática de intolerância religiosa durante o desfile da escola realizado no último domingo (15/2), na Marquês de Sapucaí.

Ala do desfile gerou reação do parlamentar

A Acadêmicos de Niterói levou para a avenida um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a apresentação, uma das alas, intitulada “neoconservadores em conserva”, fez referência a grupos opositores ao governo.

Para Nikolas Ferreira, a encenação ultrapassou os limites da crítica política ao retratar cristãos de forma considerada ofensiva. Em declaração pública, o deputado afirmou que a ala teria colocado fiéis “numa lata de sardinha como se fossem algo a ser descartado”, caracterizando, segundo ele, preconceito religioso.

Leia também: Grave acidente deixa casal ferido na Avenida do Turismo em Manaus

PUBLICIDADE

Base legal e encaminhamentos jurídicos

O parlamentar citou dispositivos da Constituição Federal e a Lei nº 7.716/89, que trata de crimes resultantes de discriminação, afirmando que o episódio precisa ser investigado. A representação no Ministério Público deve ser formalizada nesta quinta-feira (19/2).

Além da iniciativa do deputado, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro divulgou nota, na terça-feira (17), classificando o episódio como intolerância religiosa. Outros parlamentares também acionaram a Procuradoria-Geral da República, alegando possível prática de crime.

Escola ainda não se manifestou

Até o fechamento desta matéria, a Acadêmicos de Niterói e seus representantes não haviam se pronunciado sobre as declarações do deputado nem sobre as medidas anunciadas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Amanhecer Manaus reúne multidão na Ponta Negra neste domingo (26)

Segunda edição do movimento cristão começou às 4h com louvor, oração e mensagens de fé.

há 3 minutos

Manaus

Adolescente de 16 anos morre após acidente na Estrada da Cidade Universitária, em Manaus

Richard Gomes da Silva estava internado desde o acidente ocorrido na madrugada do dia 20 de julho e morreu na sexta-feira (24).

há 32 minutos

Manaus

Land Rover capota na Avenida das Torres e fica destruída em Manaus

Vídeos mostram veículo branco com a estrutura bastante danificada na noite deste sábado (25).

há 1 hora

Manaus

Câmera registra acidente entre carro e motos no Parque Dez em Manaus

Colisão aconteceu na tarde deste sábado (25) e deixou pessoas feridas.

há 2 horas

Polícia

Suspeito de furtar ar-condicionado é detido por moradores e polícia descobre mandado de prisão em Manaus

Homem de 42 anos foi contido por populares na Zona Norte e precisou receber atendimento médico antes de ser levado ao 6º DIP.

há 2 horas