Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Nikolas Ferreira apresentará PEC para restabelecer direito de cidadãos pedirem impeachment de ministros do STF

Deputado reage à decisão de Gilmar Mendes, que restringiu as denúncias à PGR e alterou regras de análise pelo Senado.

Por Marcia Jornalist

03/12/2025 às 13:04

Notícias do Brasil -O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta quarta (3) que vai protocolar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para restabelecer a legitimidade de qualquer cidadão apresentar pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

PUBLICIDADE

A iniciativa ocorre após decisão do ministro Gilmar Mendes, que limitou a apresentação de denúncias à Procuradoria-Geral da República (PGR) e alterou o fluxo de análise desses pedidos no Senado.

Segundo o parlamentar, a legislação brasileira sempre permitiu que qualquer cidadão denunciasse autoridades do Supremo por crime de responsabilidade, mecanismo semelhante ao previsto para pedidos de impeachment de presidentes e outras autoridades.

Nikolas critica o que chamou de “reescrita da lei” por parte de Gilmar Mendes, e afirma que a determinação fere a Constituição e invade competências exclusivas do Senado.

“O Senado já se manifestou pela manutenção da legitimidade popular. Não cabe ao STF reescrever a lei para retirar do povo o direito de fiscalizar autoridades públicas”, declarou o deputado.

A decisão de Mendes tem provocado forte reação na ala oposicionista do Congresso, que acusa o Supremo de interferência no processo legislativo.

PUBLICIDADE

Parlamentares da base governista, porém, defendem que a mudança evita o uso político de denúncias sem fundamento.

LEIA MAIS: Manutenção deixa oito bairros de Manaus sem energia nesta quinta-feira (4)

A PEC deve ser formalmente protocolada nos próximos dias e, para avançar, precisará do apoio de três quintos dos deputados e senadores, em duas votações em cada Casa.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Patrimônio milionário

Patrimônio de Omar Aziz mais que dobra em quatro anos e ultrapassa R$ 2 milhões, mostram dados do TSE

Declaração de bens entregue à Justiça Eleitoral aponta crescimento de 109% no patrimônio do senador entre as eleições de 2022 e 2026.

há 12 minutos

Mundo

Dólar cai para R$ 5,10, após juros serem mantidos nos EUA

Mercado reagiu à manutenção dos juros nos Estados Unidos, enquanto a escalada das tensões no Oriente Médio impulsionou os preços internacionais do petróleo.

há 30 minutos

Brasil

Eduardo Bolsonaro defende falas de Milei contra Lula e critica decisões de Alexandre de Moraes

Em entrevista à imprensa argentina, Eduardo Bolsonaro afirmou que Javier Milei foi “muito educado” ao criticar Lula.

há 47 minutos

Brasil

Lula e Alckmin oficializam chapa à reeleição após convenção nacional do PSB

PSB confirmou Geraldo Alckmin como candidato a vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva.

há 59 minutos

Brasil

Governo sanciona pix automático para pagamento de pensão alimentícia e ampliação do ‘ligue 180’

Novas medidas buscam facilitar o pagamento de pensão alimentícia e fortalecer o combate à violência contra a mulher.

há 1 hora