Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Nunes Marques arquiva pedido para barrar uso de filme sobre Bolsonaro nas eleições de 2026

A ação havia sido apresentada por um deputado federal do PT de Minas Gerais e por um advogado ligado ao Grupo Prerrogativas.

Por Jonas Souza

12/06/2026 às 16:19 - Atualizado em 13/06/2026 às 09:18

Resumo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nunes Marques, decidiu extinguir uma representação que buscava impedir o uso do filme “Dark Horse”, cinebiografia de Jair Bolsonaro, em eventual campanha eleitoral de 2026. A decisão foi baseada em questões processuais e não analisou o mérito das alegações apresentadas.

Notícias do Brasil – O ministro Nunes Marques, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou o arquivamento de uma representação que questionava o possível uso do filme “Dark Horse” como ferramenta de promoção política durante as eleições presidenciais de 2026.

PUBLICIDADE

A ação havia sido apresentada por um deputado federal do PT de Minas Gerais e por um advogado ligado ao Grupo Prerrogativas. Os autores pediam que a Justiça Eleitoral impedisse a utilização da obra em benefício de uma eventual candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República.

Leia mais: Hugo Motta coloca fim da escala 6×1 como item único para destravar plenário

Decisão foi baseada em questão processual

Ao analisar o caso, Nunes Marques não entrou no mérito das alegações relacionadas ao conteúdo do filme ou ao seu potencial impacto eleitoral. O magistrado concluiu que os autores da representação não possuem legitimidade jurídica para propor esse tipo de ação perante a Justiça Eleitoral em matéria relacionada à disputa presidencial, que possui abrangência nacional.

Com esse entendimento, o processo foi encerrado sem análise do pedido principal.

PUBLICIDADE

Autores apontavam possível propaganda antecipada

Na ação, os representantes sustentavam que o filme poderia ser utilizado como instrumento de propaganda eleitoral antecipada.

Segundo a argumentação apresentada, a cinebiografia retrata a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro, figura central do campo político conservador, e poderia gerar reflexos positivos para uma eventual candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro. Os autores também alegavam que o lançamento da produção poderia ampliar a visibilidade política do grupo ligado ao ex-presidente em período pré-eleitoral.

A representação mencionava ainda reportagens que apontaram negociações envolvendo recursos para a produção do longa-metragem. Entre os argumentos apresentados estavam referências a supostos aportes financeiros ligados ao empresário Daniel Vorcaro, citado em investigações conduzidas por órgãos de controle e segurança pública. Esses elementos foram utilizados pelos autores para sustentar o pedido de intervenção da Justiça Eleitoral.

Processo não impede novos questionamentos

Como a decisão foi fundamentada exclusivamente na falta de legitimidade dos autores para propor a ação, o mérito da discussão não foi analisado pelo TSE.

Isso significa que o tribunal não se manifestou sobre eventual uso eleitoral do filme, nem sobre a legalidade de sua exibição durante o período que antecede as eleições de 2026. Dessa forma, o tema poderá voltar a ser debatido futuramente caso seja apresentado por partes consideradas legalmente habilitadas a provocar a atuação da Justiça Eleitoral.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

‘Meu Deus, quem me mandou um corpo?’: vereadora recebe cachorro morto dentro de caixa

Deza Guerriero acreditava ter recebido um presente na Câmara de Novo Hamburgo, mas encontrou o corpo de um animal e denunciou o caso à polícia.

há 2 horas

Brasil

Prouni 2026 abre inscrições para mais de 471 mil bolsas; veja prazo e quem pode participar

Candidatos têm até sexta-feira (10) para concorrer a bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior.

há 3 horas

Política

Guerra política entre Mayra Dias e Brena Dianná esquenta às vésperas das eleições após decisão do TCE-AM

Decisão do TCE-AM adiciona um novo capítulo à disputa entre as duas deputadas, que travam uma acirrada batalha pelo eleitorado de Parintins.

há 3 horas

Polícia

Justiça manda soltar investigador preso pela PF em caso de 77 kg de ouro ilegal no Amazonas

Luciano Granjeiro era apontado como “piloto” de viatura usada para transportar ouro durante assalto.

há 3 horas

Brasil

PEC do fim da escala 6×1: Alcolumbre reage a pressão do PT e diz que não aceita “ultimatos”

Presidente do Senado afirmou que a proposta ainda precisa passar por debate na CCJ antes de avança.

há 4 horas