Pesquisar por em AM POST

Brasil

ONS avaliará contratação de energia termoelétrica por causa da seca no Norte, diz Alckmin

O vice-presidente da República deu as declarações em Manaus, onde foi com uma comitiva de ministros avaliar os efeitos da estiagem na região.

  • Estadão Conteúdo

  • 04/10/2023 às 14:54

  • Leitura em dois minutos

blank

Foto: Murilo Rodrigues

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) participará de uma reunião ainda nesta quarta-feira (4) para avaliar se é necessário contratar energia de termoelétricas para compensar a seca na Região Norte.

“Queria destacar que a energia está garantida na região. Foi feito um trabalho com antecedência de reserva de combustível, óleo diesel. Mesmo com a paralisação da Usina de Santo Antônio está garantida a energia”, declarou Alckmin, em visita à região

PUBLICIDADE

“Nesta noite terá uma reunião que participará o Operador Nacional do Sistema para avaliar a necessidade da contratação de térmicas aqui para a região”, afirmou o vice-presidente da República.

Alckmin deu as declarações em Manaus, onde foi com uma comitiva de ministros avaliar os efeitos da estiagem na região. Ele destacou que a medida foi uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O vice-presidente disse que o governo federal baixou ordem de serviço para fazer uma dragagem de 8 quilômetros no Rio Solimões, para melhorar a navegabilidade. Também haverá trabalho semelhante em um trecho de 12 quilômetros do Rio Madeira. Essas ações devem demorar de 30 a 45 dias para ficarem prontas depois de começadas.

PUBLICIDADE

Ele também declarou que agricultores da região que estejam registrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e tenham tido perdas de produção terão um seguro integral pago.

De acordo com Alckmin, o governo também antecipará o seguro defeso para os pescadores da região. Em situação normal, o benefício começaria a ser pago em 15 de novembro.

PUBLICIDADE

O vice-presidente disse ainda que estão sendo enviados kits para atendimento a saúde e 540 médicos para o Amazonas por meio do Programa Mais Médicos.

Estadão Conteúdo

PUBLICIDADE

O AM Post apoia a causa autista
blank

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

- Anne Alvarez

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank