A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Oposição no Senado anuncia foco total no impeachment de Alexandre de Moraes

O texto constitucional prevê que cabe ao Senado Federal processar e julgar ministros da Suprema Corte.

Por Jonas Souza

21/07/2025 às 18:09 - Atualizado em 05/08/2025 às 01:30

Notícias do Brasil – Durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (21), os senadores Damares Alves (Republicanos-DF) e Magno Malta (PL-ES) afirmaram que o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, será a principal pauta da oposição no Senado Federal. A coletiva estava prevista para contar com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas sua participação foi cancelada.

PUBLICIDADE

Leia mais: Nikolas Ferreira é atingido por objeto durante ato com Bolsonaro

Segundo os parlamentares, Moraes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seriam os responsáveis pelas recentes sanções tarifárias impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, em referência ao chamado “tarifaço” promovido pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump.

Apesar do anúncio político, não há previsão explícita na Constituição Federal para o impeachment de ministros do STF. O texto constitucional, no entanto, prevê que cabe ao Senado Federal processar e julgar ministros da Suprema Corte nos casos de crimes de responsabilidade.

A proposta de impeachment de Moraes surge em meio a uma crescente tensão entre membros da oposição e o Judiciário, especialmente diante das recentes decisões do STF envolvendo o ex-presidente Bolsonaro.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

PF investiga alerta falso da Defesa Civil enviado após possível ataque hacker

Mensagem indevida foi disparada para celulares em várias regiões do país durante a madrugada

há 19 minutos

Esporte

Ancelotti aguarda exames e não confirma situação de Raphinha após vitória do Brasil

Atacante sentiu dores na coxa direita durante a partida contra o Haiti e será reavaliado pela comissão médica da Seleção

há 29 minutos

Mundo

Guerra volta a escalar: Líbano acusa Israel de ataques brutais após cessar-fogo

Bombardeios deixaram mortos e feridos; Israel afirma que ofensiva foi resposta a ataques do Hezbollah.

há 47 minutos

Amazonas

SEPcD leva emissão de documentos para pessoas com deficiência à Rodoviária de Manaus

Ação itinerante facilita acesso ao Passe Legal e à CIPTEA para moradores da capital

há 53 minutos

Amazonas

Festival de Parintins terá ruas interditadas e esquema especial de trânsito; confira mudanças

Plano de mobilidade do Detran-AM prevê bloqueios em áreas próximas ao Bumbódromo, Catedral e porto da cidade.

há 55 minutos