A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Oruam permanece preso após audiência de custódia e será transferido para cela coletiva

Rapper virou réu por tentativa de homicídio qualificada contra policiais.

Por Hugo Guimarães

05/08/2025 às 06:35 - Atualizado em 05/08/2025 às 06:37

Foto: Reprodução

Notícias do Brasil – O rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido profissionalmente como Oruam, teve a prisão preventiva mantida em nova audiência de custódia realizada nesta segunda-feira (4). Em seguida, foi confirmada sua transferência de cela individual para uma cela coletiva no Presídio Bangu 3, na Penitenciária Dr. Serrano Neves, unidade que abriga integrantes do Comando Vermelho .

PUBLICIDADE

Leia mais: Oruam pinta cabelo de preto após entrar em presídio por exigência do sistema

A juíza da Central de Custódia, Laura Noal Garcia, afirmou que “o mandado de prisão está dentro do prazo de validade e a decisão que gerou sua expedição não foi revogada” e que “sendo regulares o ato prisional e o mandado… não há nada a prover” .

Acusações e antecedentes

O rapper está detido desde 22 de julho, quando se entregou à Polícia Civil após expedição de mandado de prisão preventiva. A decisão ocorreu em razão de um confronto na noite anterior, quando Oruam e amigos atiraram pedras contra policiais civis que cumpriam mandado de prisão na residência dele, no bairro do Joá (Zona Oeste do Rio). O menor alvo da operação fugiu do local .

Em 30 de julho, a Justiça aceitou denúncia do Ministério Público do Rio e tornou Oruam réu por tentativa de homicídio qualificada contra um delegado e um policial civil. Também foi incluído como réu Willyam Matheus Vianna Rodrigues Vieira, amigo do cantor. De acordo com a acusação, pedras com peso de até 4,85 kg foram arremessadas de cerca de 4,5 metros de altura, configurando dolo eventual frente ao risco de morte .

PUBLICIDADE

Além disso, Oruam responde por outros crimes como associação ao tráfico, tráfico de drogas, resistência qualificada, desacato, dano, ameaça e lesão corporal, e foi apontado por supostamente declarar ser filho de Marcinho VP, identificado como líder do Comando Vermelho .

Condições de detenção e contexto institucional

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) reforçou que a cela coletiva para onde Oruam será encaminhado abriga presos ligados à facção Comando Vermelho, seguindo critérios de identificação por vínculos criminais .

Inicialmente, o rapper ficou em cela individual, conforme relato da Seap, com alimentação padrão da unidade e sem contato com outros detentos. Essa situação perdurou até a transferência confirmada após a audiência de custódia desta segunda-feira .

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Política

Coronel Vinícius rebate críticas do Delegado Péricles, questiona resultados e diz que segurança “se faz com entregas, não com discurso”

Ex-secretário de Segurança afirmou que trajetória e resultados devem ser usados para avaliar políticos e citou indicadores da gestão na área.

há 11 minutos

Manaus

IML procura familiares de maranhense identificado em Manaus

Antonio José Ferreira, de 60 anos, foi identificado por exame necropapiloscópico e aguarda reconhecimento por familiares na capital amazonense.

há 20 minutos

Famosos

Hipocrisia? Famosas que vivem dando lição de moral na internet são canceladas por apoiar Rodrigo Branco após condenação por racismo

Interações de celebridades em publicação do empresário reacenderam discussão sobre ativismo digital, responsabilidade pública e combate ao racismo.

há 31 minutos

Amazonas

Festival Folclórico do Amazonas encerra edição de 2026 com mais de 75 mil visitantes

Evento reuniu 75.054 pessoas em 15 dias de programação e consagrou os vencedores das categorias Bronze e Prata.

há 44 minutos

Brasil

Bolsonaro diz em depoimento que “não podia ficar desarmado” por ter mulheres em casa

Ex-presidente é investigado após arma ser apreendida com militar ligado à sua segurança; caso pode influenciar análise sobre prisão domiciliar.

há 58 minutos