Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Paulinho da Força desmonta expectativa de Flávio Bolsonaro e descarta anistia: “Sonho de verão”

Relator afirma que projeto só prevê redução parcial de penas e veta perdão a condenados do 8 de Janeiro.

09/12/2025 às 00:00 - Atualizado em 09/12/2025 às 13:18

Notícias do Brasil – O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do projeto de lei da anistia aos condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro, disse ao Estadão que não há nenhuma possibilidade de perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e afirmou que a expectativa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é um “sonho de verão”.

Diferentemente do que esperava a ala bolsonarista na Câmara, Paulinho defende que o projeto deve tratar de uma redução parcial de penas e não de um perdão “amplo, geral e irrestrito”, como queriam.

PUBLICIDADE

Flávio Bolsonaro, que lançou a pré-candidatura à Presidência da República em 2026 com o aval do pai, disse que um eventual recuo dele teria a anistia como preço.

Do outro lado do jogo, o preço para se pautar anistia, diz Paulinho, é que o Partido Liberal não tente alterar o texto apresentado por ele.

“Se o PL, partido do Flávio Bolsonaro, topar votar o meu relatório, está resolvido, vamos votar, segundo o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Se quiserem fazer emenda, destaque, não tem votação”, afirmou.

“Não tem nenhuma possibilidade de anistia. Essa história do Flávio é um sonho de verão. Nós não temos força para votar a anistia”, completou Paulinho.

Leia também: Prefeito de Autazes gasta mais de R$ 15 milhões para pavimentação sem detalhar plano de obras

PUBLICIDADE

Em setembro, Paulinho da Força teve um conversa com Flávio Bolsonaro no gabinete dele. Depois do diálogo, Flávio afirmou que concordava em pautar a anistia na Câmara, mas que faria “emendas” ao texto para garantir que o projeto de lei da anistia aos presos do 8 de Janeiro não se limitasse a uma redução de penas.

No Congresso Nacional, deputados e senadores podem apresentar emendas ou destaques a um projeto de lei e alterar o conteúdo de seu texto. No caso, a emenda que o PL pretende apresentar busca ampliar o perdão que a anistia alcançaria.

Antes mesmo de se encontrar com Flávio, Paulinho da Força se reuniu com a bancada do PL. Nesse dia, os parlamentares do partido de Bolsonaro hostilizaram o relator da anistia.

As reiteradas críticas de congressistas da oposição levaram o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), a pedir desculpas ao relator e repudiar a ação.

“É fácil vir aqui, lacrar e atacar o relator de boa índole que veio aqui nos ouvir”, afirmou Sóstenes, que foi aplaudido ao fazer a crítica. “Fica aqui o meu repúdio.”

Neste sábado, 6, um dia depois de anunciar a pré-candidatura à Presidência, Flávio disse que a aprovação da anistia ainda neste ano é a prioridade.

Ele foi ironizado pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), neste mesmo dia. “Não tem ambiente político no Brasil. Se eles fazem isso, Lula cresce cinco pontos”, disse, se referindo a pesquisas eleitorais.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Quaest: Maioria dos brasileiros vê Flávio Bolsonaro como o mais rejeitado da família

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (15) mostra que mais da metade dos brasileiros não enxerga o senador como o integrante mais equilibrado da família Bolsonaro.

há 3 minutos

Brasil

Lista revelada: veja quem são os advogados e empresas na mira da operação bilionária do ICMS

Investigação aponta prejuízo superior a R$ 3,8 bilhões aos cofres públicos. Entre os alvos estão escritórios de advocacia, consultorias e empresários ligados a três grupos econômicos.

há 33 minutos

Polícia

Idoso de 73 anos morre após ser atropelado por motocicleta em Manaus

José de Oliveira Dias ficou gravemente ferido depois de ser atingido por uma motocicleta na zona Norte da capital. A vítima chegou a receber atendimento médico, mas morreu em decorrência dos ferimentos.

há 33 minutos

Manaus

Homem morre após uma semana internado depois de ser espancado com pauladas em Manaus

Vítima sofreu traumatismo craniano após ser agredida na Zona Leste da capital. Polícia Civil investiga autoria e motivação do crime.

há 39 minutos

Brasil

Luana Piovani diz que fuma maconha na frente dos filhos: “Fumo todo dia”

Atriz afirmou que nunca desenvolveu dependência e defendeu a naturalidade com que trata o assunto em Portugal, país onde vive atualmente.

há 1 hora