A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Pé-de-Meia: nascidos em março e abril recebem hoje parcela de R$ 200

Valores serão depositados em contas abertas automaticamente na Caixa.

Por Marcia Jornalist

27/05/2025 às 06:48

(Foto: Agência Brasil)

Os participantes do programa Pé-de-Meia de 2025 nascidos nos meses de março e abril recebem nesta terça-feira (27) o pagamento da segunda parcela do incentivo-frequência. Se somando ao incentivo-matrícula, esta é a terceira parcela do ano.

Para ter direito ao benefício de R$ 200, os estudantes da rede pública que estão matriculados no ensino médio regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ter presença mínima de 80% das aulas.

Os pagamentos do segundo incentivo-frequência do ano ocorrerão até 2 de junho, conforme o mês de nascimento dos estudantes que estiverem matriculados em uma das três séries do ensino médio da rede pública de ensino. Segue o cronograma de pagamentos.

  • Nascidos em janeiro e fevereiro recebem em 26 de maio;
  • Nascidos em março e abril recebem em 27 de maio;
  • Nascidos em maio e junho recebem em 28 de maio;
  • Nascidos em julho e agosto recebem em 29 de maio;
  • Nascidos em setembro e outubro recebem em 30 de maio;
  • Nascidos em novembro e dezembro recebem em 2 de junho.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 3,4 milhões de estudantes receberão o incentivo do programa federal, no valor de R$ 200. O banco é o responsável pela gestão dos recursos repassados pelo Ministério da Educação (MEC).

PUBLICIDADE

Depósitos

A segunda parcela do incentivo-frequência do Pé-de-Meia está sendo depositada em uma conta poupança da Caixa, aberta automaticamente pelo banco público em nome dos estudantes.

Os valores poderão ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem ou sacados, se o aluno tiver 18 anos ou mais.

No caso de estudante menor de idade, será necessário que o responsável legal autorize o aluno a movimentar a conta. Esse consentimento poderá ser feito no próprio aplicativo ou em uma agência bancária da Caixa Econômica Federal.

Informações

O estudante poderá consultar no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC, o status de pagamentos (rejeitados ou aprovados) e as próprias informações escolares, regras da chamada “poupança do ensino médio”.

As informações relativas ao pagamento do benefício também podem ser consultadas no aplicativo Caixa Tem ou no aplicativo Benefícios Sociais.

 

Notificações aos inativos

Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) enviou mensagens pelo aplicativo Whatsapp e pela caixa postal do app Gov.BR para mais de 655 mil participantes do Pé-de-Meia que ainda não acessaram suas contas bancárias onde já foram depositadas as outras parcelas do programa.

PUBLICIDADE

A mensagem enviada não é falsa. O objetivo é orientar o beneficiário com o passo a passo para os menores de 18 anos conseguirem a autorização de movimentação da própria conta do Pé-de-Meia.

De acordo com o MEC, em seguida, o estudante receberá pelos mesmos canais (Whatsapp e o aplicativo Gov.Br) uma mensagem perguntando se ele deseja ou não continuar recebendo mensagens relacionadas ao Pé-de-Meia.

Pé-de-Meia

Além do incentivo-matrícula, de R$ 200 recebido no início de abril, os participantes do programa do ensino regular receberão nove parcelas de R$ 200 cada, no decorrer do ano, relativas à frequência às aulas.

O programa prevê uma parcela bônus de R$ 200 para os estudantes do último ano do ensino médio que realizarem os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, paga após a conclusão da etapa.

O incentivo de conclusão do programa Pé-de-Meia é um depósito de R$ 1 mil por ano letivo concluído com aprovação.  Esse valor, que totaliza R$ 3 mil ao longo dos três anos do ensino médio, é direcionado a uma poupança do estudante e só pode ser sacado após a formatura.

Caso o estudante comprove a participação no Enem no ano de conclusão do 3º ano, será concedido o valor adicional de R$ 200 em parcela única.

Desta forma, a soma do incentivo financeiro-educacional pode alcançar R$ 9,2 mil por aluno, no fim do ensino médio.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Esporte

Amazonense Gigi Canuto se aproxima do UFC e desponta entre as promessas do MMA feminino

Lutadora de Manaus ganhou projeção internacional após participação no The Ultimate Fighter e segue em busca de uma vaga na principal organização de MMA do mundo

há 10 minutos

Polícia

Trabalhador é morto a facadas dentro de condomínio em Manaus e suspeito foge para área de mata

Caso é investigado como homicídio e polícia apura histórico do suspeito.

há 19 minutos

Beruri

Prefeito Emerson Melo acompanha obras e amplia pavimentação na zona rural de Beruri

Comunidade Bela Vista recebe segunda etapa da pavimentação e se torna a quinta localidade rural beneficiada pela gestão municipal

há 31 minutos

Eleições 2026

Autoritária: Maria do Carmo se enfurece e emite nota de ameaça a correligionários do PL

Nota divulgada pela empresária expõe o clima de tensão dentro do PL Amazonas e amplia o desgaste entre aliados.

há 33 minutos

Polícia

Homem é baleado na mão em tentativa de homicídio na zona norte de Manaus

Caso ocorreu no bairro Cidade Nova e vítima foi levada ao Hospital Platão Araújo.

há 1 hora