Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Pedido de quebra de sigilo da esposa de Moraes chega à CPI do Crime Organizado

Requerimento cita contrato de R$ 129 milhões entre o Banco Master e escritório de advocacia ligado à mulher do ministro do STF.

Por Marcia Jornalist

30/01/2026 às 08:00 - Atualizado em 25/05/2026 às 14:40

Resumo

Senadores apresentam pedido de quebra de sigilos bancário e fiscal da esposa do ministro Alexandre de Moraes, citando contrato milionário com o Banco Master e possíveis indícios de tráfico de influência.

Notícias do Brasil – Os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES) protocolaram, nesta quinta-feira (29), um requerimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado pedindo a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A solicitação agora aguarda deliberação do colegiado.

PUBLICIDADE

De acordo com o documento apresentado à CPI, os parlamentares apontam indícios de que o Banco Master pode ter se beneficiado de “interlocuções informais” e da suposta influência de autoridades dos três Poderes da República para obtenção de vantagens indevidas. O foco central do pedido é um contrato firmado entre o banco e o escritório de advocacia de Viviane Barci de Moraes, que previa o pagamento de R$ 129 milhões ao longo de três anos.

Segundo os senadores, o contrato tinha como objetivo a defesa do Banco Master em eventuais procedimentos instaurados no Banco Central, na Receita Federal, no Congresso Nacional e em outros órgãos de fiscalização e controle. Girão afirma ainda que seu gabinete encaminhou ofícios a diversas instituições para apurar se houve atuação direta da advogada em favor do banco.

Respostas oficiais e suspeitas levantadas

Em resposta aos questionamentos enviados pelo gabinete do senador, os órgãos consultados informaram que “em nenhum momento houve a participação da Sra. Viviane Barci de Moraes” em processos ou defesas relacionadas ao Banco Master. Mesmo assim, Girão e Magno Malta sustentam que o caso apresenta características que merecem aprofundamento investigativo.

No requerimento, os parlamentares afirmam que as investigações envolvendo o Banco Master revelariam um padrão semelhante ao “modus operandi típico de organizações criminosas de colarinho branco”, marcado, segundo eles, por sofisticação, opacidade e uso estratégico de influência institucional.

PUBLICIDADE

Os senadores destacam que o pedido de quebra de sigilo não tem caráter punitivo ou acusatório. O objetivo, segundo o texto, é identificar possíveis vínculos econômicos relevantes que possam indicar esquemas estruturados de favorecimento indevido, tráfico de influência ou ocultação de ilícitos.

Detalhes da quebra de sigilo solicitada

O pedido abrange o período de 1º de janeiro de 2024 a 1º de janeiro de 2026. No caso do sigilo bancário, a solicitação inclui todas as contas de depósito, poupança, investimentos e outros ativos mantidos em instituições financeiras.

Já a quebra de sigilo fiscal prevê a obtenção de um dossiê integrado com declarações de Imposto de Renda, informações sobre operações com cartões de crédito, atividades imobiliárias, movimentações financeiras e outros dados técnicos considerados relevantes para a investigação.

LEIA MAIS: Lula tem encontro reservado com Alexandre de Moraes em meio à crise do caso Master

No texto do requerimento, os senadores reforçam que “a República não se sustenta sobre relações pessoais, cargos ou sobrenomes, mas sobre transparência, legalidade e igualdade perante a lei”.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

O que se sabe sobre a morte do investigador da Polícia Civil durante operação contra o tráfico em Manaus

Investigador do Denarc foi baleado durante confronto no bairro Alvorada; operação resultou em prisões, apreensão de drogas e morte de um suspeito.

há 6 horas

Manaus

Prefeitura inicia recuperação de 10 complexos viários para reforçar segurança e mobilidade em Manaus

Obras incluem recuperação estrutural, nova pavimentação, sinalização e revitalização com grafites em diferentes regiões da capital.

há 7 horas

Polícia

Homem é preso com drogas e balança de precisão durante ação da PM no Jorge Teixeira

Suspeito de 24 anos foi detido após denúncia de tráfico na zona Leste de Manaus; drogas e materiais usados na comercialização foram apreendidos.

há 7 horas

Polícia

Homem é preso após ameaçar motociclista com pistola na Zona Sul de Manaus

Suspeito, que se apresentou como CAC, foi flagrado com arma, carregadores e munições após intimidar motociclista na Avenida Borba.

há 8 horas

Brasil

Vídeo de Michelle e Bolsonaro de IA: o que marcou lançamento de Flávio à Presidência

Evento em São Paulo reuniu lideranças da direita, discursos contra o PT e marcou o lançamento oficial da campanha do senador à Presidência da República.

há 8 horas