PF intima general Heleno para depor sobre ‘Abin paralela’
A Abin fez parte da estrutura administrativa do GSI enquanto Heleno esteve no cargo.

Foto: Lula Marques
A Polícia Federal (PF) intimou o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para prestar depoimento na investigação sobre o aparelhamento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele é esperado na próxima terça-feira, 6, na sede da PF em Brasília.
PUBLICIDADE
O Estadão entrou em contato com o general, que ainda não se manifestou sobre a intimação.
A Abin fez parte da estrutura administrativa do GSI enquanto Heleno esteve no cargo. Em março de 2023, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a agência foi transferida para a Casa Civil.
A Abin é o principal órgão do sistema de inteligência federal e tem como atribuição produzir informações estratégicas sobre temas sensíveis, como ameaças à democracia e às fronteiras, segurança das comunicações do governo, política externa e terrorismo. Para a PF, a agência foi instrumentalizada no governo Bolsonaro e usada para atender interesses privados do grupo político do ex-presidente.
A Polícia Federal suspeita que aliados de Bolsonaro infiltrados na Abin faziam parte de um grupo mais amplo envolvido em atividades clandestinas de “contrainteligência”.
Estadão Conteúdo

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





