A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

PF mira esquema de assessores fantasmas e rachadinha em operação contra desvio de recursos públicos

Investigação aponta uso de cargos públicos para fins eleitorais e possível desvio de dinheiro.

Por Marcia Jornalist

24/03/2026 às 10:13 - Atualizado em 24/03/2026 às 15:57

Viaturas da Polícia Federal em operação contra esquema de rachadinha e assessores fantasmas na Câmara Municipal de Angra dos Reis.

(Foto: divulgação)

Resumo

PF deflagra operação para investigar esquema de assessores fantasmas e rachadinha envolvendo uso de recursos públicos e estrutura política.

Notícias do Brasil – A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (24), a Operação Caça Fantasmas para investigar um suposto esquema de assessores fantasmas e prática de rachadinha envolvendo a Câmara Municipal de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com as investigações, há indícios de utilização indevida de recursos públicos e da estrutura institucional para fins eleitorais, incluindo a nomeação de pessoas para cargos sem o efetivo exercício da função. 

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, incluindo residências, um escritório de advocacia e um gabinete parlamentar.

As apurações indicam que os cargos públicos teriam sido utilizados como moeda de troca política, com possível captação e movimentação de recursos fora dos registros oficiais de campanha. 

Além disso, há suspeitas de falsidade ideológica eleitoral, com omissão de despesas e inserção de informações divergentes na prestação de contas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Esquema pode envolver desvio de salários

A Polícia Federal também investiga a possível prática de “rachadinha”, que consiste no repasse de parte dos salários de assessores a agentes públicos, muitas vezes associados à existência de funcionários fantasmas. 

Segundo os investigadores, o esquema pode ter funcionado como uma estrutura organizada para desvio de recursos e fortalecimento de base política, com uso indevido da máquina pública.

Os envolvidos poderão responder por crimes como peculato, abuso de poder político e econômico, além de outras infrações que ainda podem ser identificadas no decorrer das investigações.

LEIA MAIS: MPF alerta para mais de mil pistas clandestinas de pouso usadas pelo garimpo ilegal  no Amazonas

A Polícia Federal informou que as diligências continuam e que o material apreendido será analisado para aprofundar as apurações.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Polícia

Operação apreende drogas, armas e mais de 358 quilos de carne de caça e pescado ilegal no Amazonas

Ações em Codajás resultaram na prisão de uma mulher e causaram prejuízo ao crime organizado.

há 7 horas

Roraima

Teste de integridade das urnas é concluído com sucesso na eleição suplementar de Roraima

Auditoria da Justiça Eleitoral confirmou a segurança e a confiabilidade do sistema de votação eletrônica.

há 8 horas

Manaus

Prefeito Renato Júnior garante box comercial para vendedora de açaí após história viralizar na internet

Ação da gestão municipal busca formalizar atividade de microempreendedora e garantir sustento da família.

há 9 horas

Polícia

Cão farejador encontra mais de 21 quilos de cocaína escondidos em embarcação no Amazonas

Operação em Tonantins apreendeu 41 tabletes de pasta-base de cocaína e causou prejuízo milionário ao tráfico.

há 10 horas

Esporte

Neymar está de volta: camisa 10 treina sem restrições e será titular contra a Escócia; vídeo

Recuperado, craque lidera preparação da Seleção Brasileira para duelo decisivo após corte de Raphinha.

há 11 horas