Pesquisar por em AM POST

Brasil

PF prende português suspeito de tráfico internacional de bebês

Os sistemas da PF identificaram quatro viagens feitas pelo investigado entre Brasil e Portugal, em 2015, 2021 e 2023.

  • Estadão Conteúdo

  • 04/12/2023 às 16:12

  • Atualizado em 04/12/2023 às 16:17

  • Leitura em dois minutos

blank

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal prendeu na manhã desta segunda-feira, 4, um homem investigado por possível envolvimento em tráfico internacional de bebês. Ele é português e, de acordo com o inquérito, teria levado uma recém-nascida para seu país. O suspeito foi preso durante a Operação Deverra. O esquema de tráfico internacional de bebês recém-nascidos atuava entre Valinhos, interior de São Paulo, e Portugal.

Os agentes também cumpriram quatro mandados de busca pessoal e uma ordem de busca e apreensão. O português foi detido preventivamente. As ações ocorreram nas cidades de Valinhos e Itatiba.

PUBLICIDADE

A investigação que levou à Operação Deverra teve início em 30 de novembro, após informações do Ministério Público do Estado de São Paulo indicarem que um bebê recém-nascido em Valinhos, ainda no hospital, teria sido abandonado pela mãe e registrado como filho do português.

Os investigadores observaram que, em menos de um mês, o mesmo homem registrou outra recém-nascida no mesmo hospital como sua filha.

Conforme a PF, esses registros de paternidade foram realizados com o uso de documentos falsos em diferentes varas da Justiça de São Paulo. Além disso, os procedimentos incluíam a concessão unilateral da guarda dos bebês, o que possibilitaria ao português viajar para fora do país com os bebês sem o consentimento da mãe.

PUBLICIDADE

Os sistemas da PF identificaram quatro viagens feitas pelo investigado entre Brasil e Portugal, em 2015, 2021 e 2023. Somente neste ano, houve duas viagens, sendo que na última, em 24 de outubro, o português levou uma recém-nascida para seu país de origem. Atualmente, ele retornou sem a criança. A PF suspeita que ele tenha vindo buscar o outro bebê, que ainda está no hospital.

A ofensiva da PF se debruça sobre supostos crimes de tráfico internacional de crianças, registro falso, promoção de ato destinado ao envio de criança ou adolescente para o exterior com inobservância das formalidades legais ou com o objetivo de obter lucro.

PUBLICIDADE

Estadão Conteúdo

O AM Post apoia a causa autista
blank

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

- Gretchen Stipp

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank