A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

PF prende português suspeito de tráfico internacional de bebês

Os sistemas da PF identificaram quatro viagens feitas pelo investigado entre Brasil e Portugal, em 2015, 2021 e 2023.

04/12/2023 às 16:12 - Atualizado em 04/12/2023 às 16:17

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal prendeu na manhã desta segunda-feira, 4, um homem investigado por possível envolvimento em tráfico internacional de bebês. Ele é português e, de acordo com o inquérito, teria levado uma recém-nascida para seu país. O suspeito foi preso durante a Operação Deverra. O esquema de tráfico internacional de bebês recém-nascidos atuava entre Valinhos, interior de São Paulo, e Portugal.

PUBLICIDADE

Os agentes também cumpriram quatro mandados de busca pessoal e uma ordem de busca e apreensão. O português foi detido preventivamente. As ações ocorreram nas cidades de Valinhos e Itatiba.

A investigação que levou à Operação Deverra teve início em 30 de novembro, após informações do Ministério Público do Estado de São Paulo indicarem que um bebê recém-nascido em Valinhos, ainda no hospital, teria sido abandonado pela mãe e registrado como filho do português.

Os investigadores observaram que, em menos de um mês, o mesmo homem registrou outra recém-nascida no mesmo hospital como sua filha.

Conforme a PF, esses registros de paternidade foram realizados com o uso de documentos falsos em diferentes varas da Justiça de São Paulo. Além disso, os procedimentos incluíam a concessão unilateral da guarda dos bebês, o que possibilitaria ao português viajar para fora do país com os bebês sem o consentimento da mãe.

PUBLICIDADE

Os sistemas da PF identificaram quatro viagens feitas pelo investigado entre Brasil e Portugal, em 2015, 2021 e 2023. Somente neste ano, houve duas viagens, sendo que na última, em 24 de outubro, o português levou uma recém-nascida para seu país de origem. Atualmente, ele retornou sem a criança. A PF suspeita que ele tenha vindo buscar o outro bebê, que ainda está no hospital.

A ofensiva da PF se debruça sobre supostos crimes de tráfico internacional de crianças, registro falso, promoção de ato destinado ao envio de criança ou adolescente para o exterior com inobservância das formalidades legais ou com o objetivo de obter lucro.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Parintins

Caprichoso celebra 27º título com Festa da Vitória no Sambódromo de Manaus

Evento reúne itens campeões, artistas e torcedores neste sábado (4) e também arrecadará alimentos para famílias afetadas pelo terremoto na Venezuela.

há 7 minutos

Esporte

Argentina vence Cabo Verde na prorrogação e garante vaga nas oitavas da Copa

Messi marcou, Romero decidiu no tempo extra e argentinos avançam para enfrentar o Egito na próxima fase

há 1 hora

Manaus

Incêndio em residência deixa três pessoas feridas na zona oeste de Manaus

Vítimas inalaram fumaça e foram levadas para uma unidade de saúde; Bombeiros utilizaram cerca de 3 mil litros de água para conter as chamas

há 2 horas

Brasil

PL da Misoginia pressiona Hugo Motta e deve ser votado antes do recesso da Câmara

Projeto que tipifica a misoginia como crime volta ao centro dos debates e coloca à prova a articulação política do presidente da Câmara dos Deputados.

há 2 horas

Manaus

Advogado ameaça acionar a Justiça para tentar barrar evento Amanhecer na Ponta Negra

José Higino afirma que pretende recorrer ao Judiciário por considerar que a realização do evento pode causar perturbação do sossego na orla de Manaus.

há 2 horas