Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

PF vai ouvir servidores acusados de vazar dados fiscais de ministros do STF

Investigação apura acesso ilegal a informações sigilosas e impõe medidas cautelares.

Por Marcia Jornalist

18/02/2026 às 09:14 - Atualizado em 15/05/2026 às 15:00

Quatro servidores da Receita Federal e do Serpro são alvos de PF por acessos sem justificativa a dados fiscais de ministros do STF, familiares e do PGR. Autorizada por Alexandre de Moraes, a operação do inquérito 4.781 impõe tornozeleira, afastamento e bloqueio de passaportes. A Receita promete relatório completo das consultas aos sistemas.

(Foto: Divulgação)

Resumo

Quatro servidores da Receita Federal e do Serpro são alvos de PF por acessos sem justificativa a dados fiscais de ministros do STF, familiares e do PGR. Autorizada por Alexandre de Moraes, a operação do inquérito 4.781 impõe tornozeleira, afastamento e bloqueio de passaportes. A Receita promete relatório completo das consultas aos sistemas.

Notícias do Brasil – Quatro servidores públicos da Receita Federal do Brasil e do Serviço Federal de Processamento de Dados serão ouvidos pela Polícia Federal sob suspeita de vazarem dados fiscais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de familiares das autoridades. A determinação ocorreu após uma operação de busca e apreensão realizada na terça-feira (17) nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. 

PUBLICIDADE

A ação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, a pedido da Procuradoria‑Geral da República, no âmbito do Inquérito 4.781 — conhecido como inquérito das fake news — que investiga ataques e práticas coordenadas contra membros da corte. 

Suspeita de acesso e vazamento ilegal

Segundo o STF, os investigados são:

  • Luiz Antônio Martins Nunes — técnico do Serpro, lotado no Rio de Janeiro (RJ);
  • Luciano Pery Santos Nascimento — técnico do Seguro Social, em Salvador (BA);
  • Ruth Machado dos Santos — técnica do Seguro Social, em Santos (SP);
  • Ricardo Mansano de Moraes — auditor-fiscal da Receita, em São José do Rio Preto (SP).  

A investigação apura se as informações fiscais, incluindo dados sigilosos de ministros e familiares — como a esposa de Alexandre de Moraes e o filho de outro integrante da Corte — foram acessadas sem justificativa funcional e, possivelmente, vazadas para terceiros. 

PUBLICIDADE

Medidas cautelares e próximos passos

O STF determinou uma série de medidas cautelares para os quatro servidores, como:

  • afastamento das funções públicas;
  • uso de tornozeleira eletrônica;
  • recolhimento domiciliar à noite e nos fins de semana;
  • proibição de acesso aos sistemas da Receita e do Serpro;
  • cancelamento de passaportes e proibição de sair do país.  

A Receita Federal também informou que entregará ao STF um relatório completo com todas as consultas e tentativas de acesso aos dados fiscais dos 10 ministros da Corte e de seus familiares, reforçando que sistemas de sigilo e rastreabilidade são auditáveis e passíveis de punição criminal.

 

LEIA MAIS: Polícia Federal encontra conversas de Vorcaro com Toffoli em celular apreendido

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Amanhecer Manaus reúne multidão na Ponta Negra neste domingo (26)

Segunda edição do movimento cristão começou às 4h com louvor, oração e mensagens de fé.

há 4 minutos

Manaus

Adolescente de 16 anos morre após acidente na Estrada da Cidade Universitária, em Manaus

Richard Gomes da Silva estava internado desde o acidente ocorrido na madrugada do dia 20 de julho e morreu na sexta-feira (24).

há 33 minutos

Manaus

Land Rover capota na Avenida das Torres e fica destruída em Manaus

Vídeos mostram veículo branco com a estrutura bastante danificada na noite deste sábado (25).

há 1 hora

Manaus

Câmera registra acidente entre carro e motos no Parque Dez em Manaus

Colisão aconteceu na tarde deste sábado (25) e deixou pessoas feridas.

há 2 horas

Polícia

Suspeito de furtar ar-condicionado é detido por moradores e polícia descobre mandado de prisão em Manaus

Homem de 42 anos foi contido por populares na Zona Norte e precisou receber atendimento médico antes de ser levado ao 6º DIP.

há 2 horas