Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

PGR contesta ampliação do foro privilegiado no STF e alerta para risco de retrocesso nas investigações

Paulo Gonet recorre ao Supremo e pede que decisão sobre manutenção do foro após fim de mandato não seja aplicada de forma automática e irrestrita.

08/08/2025 às 02:00

  • It appears you haven't provided any content to summarize. Please provide the text you'd like summarized.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias do Brasil – A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) para limitar a decisão da Corte que ampliou o foro por prerrogativa de função, nome técnico do foro privilegiado para deputados federais e senadores. Em março deste ano, o Supremo decidiu que o processo contra um político pode continuar na Corte mesmo após o fim do mandato.

Pelo entendimento, o foro privilegiado de um político fica mantido no STF se o crime tiver sido cometido durante o exercício da função de parlamentar. A regra se aplica aos casos de renúncia, não reeleição ou cassação.

PUBLICIDADE

Na manifestação enviada ao STF na terça-feira (5), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, diz que a decisão não pode ser aplicada de forma automática e irrestrita para todos os processos.

Para o procurador, a decisão não deve valer para ações penais que já estão em fase final. Dessa forma, esses processos devem permanecer nas instâncias inferiores em que tramitavam.

Leia também: Guardas municipais são feridos por ambulantes irregulares flagrados com alimentos vencidos durante reordenamento do Centro de Manaus

“As persecuções penais que já se encontravam com a instrução encerrada, com a abertura de prazo para apresentação de alegações finais, deverão permanecer sob a jurisdição dos órgãos que lhes vinham conferindo regular andamento, assegurando-se, assim, desfecho compatível com as garantias do devido processo legal”, defende Gonet.

PUBLICIDADE

Na avaliação do procurador, a decisão do STF que ampliou o foro pode acarretar em “retrocesso investigativo”.

“Ao contrário do que se pretendia, a implementação automática e irrestrita da nova orientação tem reproduzido exatamente os efeitos deletérios que se buscava mitigar com a superação do entendimento anterior, ocasionando riscos concretos de retrocesso investigativo, morosidade e, em última análise, de inefetividade jurisdicional”, completou.

Apesar da manifestação da PGR, não há data para o julgamento do recurso.

Fim do foro
A pauta sobre mudanças no foro privilegiado voltou à tona nesta semana após parlamentares que apoiam Jair Bolsonaro iniciarem articulações políticas pela aprovação de alterações nas regras de julgamentos do STF para retirar o processo da trama golpista da Corte e impedir o julgamento do ex-presidente.

No STF, Bolsonaro é um dos réus do núcleo 1 da ação penal do golpe. O processo está na fase final, faltando apenas a entrega das alegações finais das defesas, que ocorrerá na próxima semana. O julgamento deve ocorrer em setembro.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Carreta perde o controle, destrói muro de empresa e trava trânsito na avenida Efigênio Salles

Acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (6), na Zona Centro-Sul de Manaus. Apesar do impacto, não houve registro de feridos.

há 7 minutos

Brasil

PGR muda posição e pede perda do cargo de Marco Buzzi em julgamento no STJ

Procuradoria-Geral da República alterou parecer durante julgamento e passou a defender a punição máxima prevista pelo CNJ.

há 10 minutos

Crime sem respostas

Venezuelano é encontrado morto e amarrado dentro de apartamento no Centro de Manaus

Moradores acionaram a polícia após sentirem um forte odor vindo do imóvel. A vítima foi encontrada com mãos e pés amarrados e o caso será investigado pela DEHS.

há 15 minutos

Brasil

Lula sinaliza ligação para Trump após escalada da crise diplomática entre Brasil e EUA

Presidente afirmou que pretende conversar com o líder norte-americano sobre conflitos internacionais; contato ainda não tem data definida.

há 28 minutos

Manaus

Carro é destruído por fogo e assusta moradores no Ramal do Brasileirinho, em Manaus

Veículo foi destruído pelas chamas na manhã desta quinta-feira (6). As causas do incêndio ainda serão investigadas.

há 37 minutos