A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

PL da Misoginia pressiona Hugo Motta e deve ser votado antes do recesso da Câmara

Projeto que tipifica a misoginia como crime volta ao centro dos debates e coloca à prova a articulação política do presidente da Câmara dos Deputados.

Por Arquipo Goes

04/07/2026 às 07:29 - Atualizado em 04/07/2026 às 07:32

FOTO: Câmara dos Deputados

Resumo

O que aconteceu? O Projeto de Lei da Misoginia deve ser votado pela Câmara dos Deputados antes do recesso parlamentar.

O que prevê a proposta? O texto tipifica a misoginia como crime e estabelece punições para atos de discriminação, constrangimento e violência política de gênero contra mulheres.

Por que o projeto gera debate? Enquanto parlamentares defendem a medida como forma de ampliar a proteção às mulheres, setores da oposição apontam preocupação com possíveis impactos sobre a liberdade de expressão.

PUBLICIDADE

O que está em jogo? A votação é vista como um teste da capacidade de articulação do presidente da Câmara, Hugo Motta, para aprovar pautas consideradas sensíveis.

 

 

Notícias do Brasil – O Projeto de Lei nº 896/2023, conhecido como PL da Misoginia, deve ser uma das principais pautas da Câmara dos Deputados nas próximas semanas. A proposta, que tipifica a misoginia como crime e amplia punições para casos de discriminação e violência contra mulheres, deverá ser analisada antes do início do recesso parlamentar, previsto para 18 de julho.

Leia também: Justiça barra tentativa da Receita Federal de reduzir incentivos da Zona Franca de Manaus

 

PUBLICIDADE

Projeto divide parlamentares

A proposta conta com apoio da bancada feminina e de partidos de centro e esquerda, que defendem a aprovação como uma resposta ao aumento de casos de violência e discriminação contra mulheres, inclusive no ambiente político.

A relatora do texto, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), afirmou que a matéria deve ser apreciada ainda antes do recesso, já que o requerimento de urgência foi aprovado, permitindo que o projeto seja votado diretamente em plenário.

Oposição manifesta resistência

Por outro lado, parlamentares da oposição e integrantes da bancada conservadora avaliam que alguns trechos da proposta possuem conceitos amplos e podem gerar interpretações subjetivas.

Entre os críticos do projeto está o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que declarou ser contrário ao texto e afirmou que pretende atuar para impedir sua aprovação. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), informou que a bancada ainda analisará o conteúdo antes de definir oficialmente sua posição.

Votação será teste para Hugo Motta

A tramitação da proposta também é vista como um desafio para o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que busca construir um consenso entre as diferentes bancadas em meio ao calendário reduzido de votações antes do recesso.

Nos bastidores, parlamentares avaliam que o resultado poderá medir a capacidade de articulação do comando da Casa em temas considerados sensíveis e de grande repercussão nacional.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Esporte

Argentina vence Cabo Verde na prorrogação e garante vaga nas oitavas da Copa

Messi marcou, Romero decidiu no tempo extra e argentinos avançam para enfrentar o Egito na próxima fase

há 30 minutos

Manaus

Advogado ameaça acionar a Justiça para tentar barrar evento Amanhecer na Ponta Negra

José Higino afirma que pretende recorrer ao Judiciário por considerar que a realização do evento pode causar perturbação do sossego na orla de Manaus.

há 2 horas

Brasil

Entenda por que Moraes decidiu manter Bolsonaro em prisão domiciliar

Ministro do STF decidiu prorrogar a medida sem prazo definido; ex-presidente segue monitorado por tornozeleira eletrônica

há 2 horas

Amazonas

Engenheiros fazem festa com reeleição de Alzira Miranda no Crea-AM e vitória de grupo na Mútua

Eleição online do Sistema Confea/Crea e Mútua confirmou a permanência de Alzira Miranda no Crea-AM e elegeu Professor Sanches, Afonso Bernardes e Hugo Tavares para a diretoria regional da Mútua.

há 10 horas

Manaus

Após furtos até de vasos sanitários, Prefeitura testa novo modelo em terminal de Manaus

Projeto-piloto começou no Terminal 7, no Tarumã, e busca reduzir furtos e atos de vandalismo nos banheiros públicos.

há 10 horas