Presidente da CPMI do INSS quer levar dono do Banco Master para depor e pedirá autorização ao STF
O pedido será encaminhado ao ministro André Mendonça, responsável por decisões relacionadas ao caso.
- Foto: Agência Senado
Resumo
O presidente da CPMI que investiga possíveis irregularidades no INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou que pedirá ao Supremo Tribunal Federal autorização para que o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master e atualmente preso em Brasília, seja conduzido para prestar depoimento à comissão. O objetivo é esclarecer denúncias envolvendo aposentadorias e pensões que podem ter afetado milhões de beneficiários.
Notícias do Brasil – O senador Carlos Viana, presidente da CPMI que investiga possíveis irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social, afirmou neste sábado (7) que pretende solicitar ao Supremo Tribunal Federal autorização para conduzir o empresário Daniel Vorcaro para prestar depoimento à comissão.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia mais: Morte de “Sicário”, aliado de Daniel Vorcaro, é confirmada pela defesa
O pedido será encaminhado ao ministro André Mendonça, responsável por decisões relacionadas ao caso.
Segundo o parlamentar, a intenção é revisar a decisão que tornou facultativa a presença do empresário na CPMI do INSS.
Argumento é que empresário já está sob custódia em Brasília
Em publicação nas redes sociais, o senador argumentou que Vorcaro já está preso em Brasília e existe autorização judicial para que ele seja conduzido ao Senado em outras comissões parlamentares.
Por esse motivo, Viana avalia que não haveria justificativa para impedir o depoimento também na CPMI que investiga diretamente o caso.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
“Não há razão para que ele deixe de comparecer também à CPMI, que investiga diretamente os fatos ligados a este escândalo”, afirmou o senador.
O pedido ao STF deve solicitar que a autorização para condução do empresário seja concedida ainda para a próxima semana.
Investigação apura possíveis irregularidades no INSS
A comissão parlamentar investiga denúncias de irregularidades relacionadas a aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social.
De acordo com o presidente da CPMI, o caso envolve suspeitas graves que podem ter impactado milhões de aposentados e pensionistas em todo o país.
A expectativa é que o depoimento de Vorcaro ajude a esclarecer pontos centrais da investigação.
Empresário foi transferido para presídio federal
O empresário Daniel Vorcaro foi transferido para o sistema penitenciário federal e chegou a Brasília na sexta-feira (6), em operação realizada pela Polícia Federal.
O transporte ocorreu em aeronave da corporação e contou com escolta policial. Antes de ser levado ao presídio federal, Vorcaro passou pelo Instituto Médico Legal da capital para realizar exame de corpo de delito.
Segundo informações divulgadas, ele permanecerá em uma cela individual de aproximadamente nove metros quadrados, em regime de isolamento — padrão adotado nas unidades federais de segurança máxima.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






