O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Presidente do STF, Barroso critica sistema eleitoral brasileiro: “é muito ruim”

Segundo o ministro, o sistema atual cria um distanciamento preocupante entre os eleitores e seus representantes.

Por Natan AMPOST

16/05/2025 às 13:47

Notícias do Brasil – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, voltou a defender uma mudança profunda no sistema de eleição para deputados federais, estaduais e vereadores no Brasil. Durante a palestra de abertura do Fórum VEJA Insights, realizado em Nova York, Barroso criticou duramente o atual modelo proporcional em lista aberta e afirmou que a fórmula eleitoral vigente contribui para um “déficit de representatividade política” no país.

Segundo o ministro, o sistema atual cria um distanciamento preocupante entre os eleitores e seus representantes, dificultando tanto a responsabilização dos políticos quanto o engajamento da sociedade com o processo democrático. “O sistema é muito ruim por muitos motivos”, declarou Barroso, ao explicar que, embora o eleitor vote em um candidato, o voto é contabilizado para o partido, o que pode acabar beneficiando outros nomes com pouca ou nenhuma ligação direta com o eleitorado.

PUBLICIDADE

“Menos de 10% dos deputados são eleitos com votação própria. O eleitor não sabe quem colocou lá, e o eleito não sabe exatamente por quem foi colocado. Um não tem de quem cobrar, o outro não tem a quem prestar contas”, afirmou o presidente do STF, destacando o vácuo de representatividade como um dos principais problemas estruturais da política brasileira.

Para Barroso, esse descolamento entre representados e representantes tem reflexos diretos na governabilidade, na eficiência das instituições e na credibilidade do sistema político. Como alternativa, o ministro voltou a defender o voto distrital misto, modelo utilizado na Alemanha, como a melhor saída para aproximar o cidadão da política.

“O voto distrital misto é a posição oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, em todo lugar que eu vou, acho que essa é a melhor solução. Só que não anda”, lamentou. Nesse modelo, parte dos parlamentares é eleita por voto direto em distritos, e outra parte é escolhida por meio de listas partidárias, equilibrando representatividade regional e partidária.

PUBLICIDADE

Apesar da resistência no Congresso Nacional, Barroso afirmou que o tema precisa voltar à agenda de reformas. Para ele, a discussão não pode ser ignorada, mesmo que impopular entre os atuais detentores de mandato. “Esse é um tema que saiu da pauta, mas a gente não pode esquecer que ele é importante”, reforçou.

O ministro reconheceu avanços institucionais no país nos últimos anos, mas frisou que a qualidade da representação política continua sendo um dos principais gargalos da democracia brasileira. Ele também citou que, embora o Congresso tenha representantes qualificados, o modelo eleitoral favorece o personalismo e dificulta o surgimento de bancadas coesas em torno de projetos estruturantes.

PUBLICIDADE

Barroso destacou que não se trata de uma pauta ideológica ou partidária, mas de uma questão estrutural que afeta a governança do país como um todo. “Esse debate não é sobre direita ou esquerda. É sobre modernizar as bases da nossa democracia para que ela funcione melhor para todos”, completou.

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Mundo

Influenciadora tem rosto desfigurado após ser torturada por horas durante assalto brutal

Soraya Riffy, com mais de 1 milhão de seguidores, é vítima de agressão e roubo em Marselha.

há 15 minutos

Manaus

Veja vídeo: ‘Valentão’ sai de carro e agride taxista em avenida da Zona Oeste de Manaus

Trabalhador foi agredido por motorista em discussão de trânsito na Avenida Brasil.

há 36 minutos

Manaus

Manaus usará drone com sensor térmico para detectar focos de queimadas

Tecnologia será aliada na prevenção de incêndios e combate à fumaça que afeta saúde pública.

há 36 minutos

Amazonas

Justiça concede liberdade provisória a jovem suspeita de tentar matar recém-nascido em Manaus

Mãe de 18 anos é solta após audiência de custódia e responderá em liberdade com medidas cautelares.

há 42 minutos

Meio Ambiente

Justiça bloqueia R$ 49 milhões de acusados por desmatamento ilegal no interior do AM

Decisão atende ação da AGU e busca garantir reflorestamento de área destruída com uso de fogo.

há 46 minutos