Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Primeiro dia de provas do Enem 2023 registra 28,1% de ausências

Segundo números do Inep, abstenção está dentro da média

06/11/2023 às 07:05

No último domingo (5), o Brasil testemunhou o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, marcado por uma média nacional de ausência de 28,1% dos inscritos, conforme dados preliminares. Cerca de 71,9% dos candidatos compareceram para realizar as provas que contemplaram os temas de linguagens, códigos, ciências humanas, além da redação. O balanço do dia de aplicação foi divulgado em uma coletiva de imprensa pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Inep, Manuel Palácios.

PUBLICIDADE

Com um total de 3,9 milhões de inscritos, o Enem 2023 registrou um aumento de 13,1% em comparação ao ano anterior, revertendo uma tendência de queda na participação dos candidatos. O ministro destacou o esforço do governo em retomar o interesse dos jovens no exame, enfatizando o papel fundamental do Enem como principal via de acesso ao ensino superior no país.

Uma novidade desta edição foi a impressão dos gráficos e figuras das provas em formato colorido, visando facilitar a compreensão para pessoas daltônicas ou com problemas de visão. Além disso, o cartão-resposta foi ampliado para auxiliar candidatos com deficiência visual.

Entretanto, o primeiro dia de provas não passou sem incidentes. O balanço apresentado revelou a eliminação de 4.293 candidatos por violações das regras do exame, como o porte de equipamentos eletrônicos, saída antecipada das salas, uso de impressos e desobediência às orientações dos fiscais. Houve também 905 candidatos afetados por problemas como emergências médicas, interrupções de energia e falta de abastecimento de água durante a aplicação.

Os candidatos prejudicados por condições climáticas, problemas de logística ou alocados em locais de prova a mais de 30 quilômetros além do previsto no edital poderão solicitar a reaplicação do exame nos dias 12 e 13 de dezembro. Aqueles que enfrentaram questões de saúde que impossibilitaram a realização do teste também terão direito a uma nova oportunidade, mediante requerimento ao Inep.

PUBLICIDADE

Um dos pontos de destaque foi a circulação de imagens de uma prova de redação do Enem 2023 em redes sociais e grupos de mensagens. A Polícia Federal foi acionada para investigar o vazamento, já que, segundo as regras do exame, é proibido qualquer registro fotográfico das provas durante a avaliação, configurando infração e resultando na eliminação do candidato.

Com a primeira etapa concluída, o Enem continua a ser a principal porta de entrada para instituições de ensino superior no Brasil e em Portugal. O exame é utilizado para ingresso em universidades públicas pelo Sisu, para bolsas em universidades privadas pelo Prouni e para acesso ao Fies, que financia mensalidades em instituições privadas.

A diversidade dos participantes se destaca, com mais de 1,8 milhão de candidatos que já concluíram o ensino médio, 1,4 milhão que concluirão em 2023 e aqueles que participam como treineiros, buscando aprimorar seus conhecimentos e testar suas habilidades.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Lei que libera spray de pimenta para defesa pessoal de mulheres é sancionada no Brasil; veja as novas regras

Nova legislação autoriza compra e posse do dispositivo por mulheres maiores de 18 anos e cria regras nacionais para comercialização e uso.

há 14 minutos

Amazonas

Disputa pelo comando do MPAM: Veja regras e calendário para eleição do novo procurador-geral de Justiça do Amazonas

Colégio de Procuradores aprova cronograma da eleição que formará a lista tríplice para escolha do chefe do MP-AM.

há 44 minutos

Esporte

Amazon Abu Dhabi leva jiu-jítsu, defesa pessoal e palestras gratuitas ao Shopping Ponta Negra neste fim de semana

Evento reúne atletas de alto nível, aulas abertas, curso de defesa pessoal feminina e disputas de jiu-jítsu no sábado (26) e domingo (27), em Manaus.

há 1 hora

Brasil

TSE reafirma que urnas eletrônicas do Brasil não são de empresa venezuelana

Tribunal Eleitoral reforça que empresa venezuelana nunca forneceu urnas ou software para as eleições brasileiras.

há 2 horas

Polícia

Manacapuru tem maior taxa de mortes violentas entre grandes cidades do Amazonas, aponta Anuário

Município registrou 25,1 Mortes Violentas Intencionais por 100 mil habitantes, acima de Manaus, Itacoatiara e Parintins.

há 10 horas