A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

“Progredimos, ainda que modestamente”, diz Marina Silva no encerramento da COP30

Marina voltou a defender a necessidade de definição de roteiros claros para o afastamento dos combustíveis fósseis.

Por Beatriz Silveira

23/11/2025 às 09:58

Notícias do Brasil – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou neste sábado (22) que o mundo avançou nas negociações climáticas, “ainda que modestamente”. A declaração foi feita durante o discurso de encerramento da plenária da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP30). Ao final de sua fala, Marina foi ovacionada pelos delegados de diversos países e se emocionou com a reação do público.

PUBLICIDADE

Em sua intervenção, a ministra avaliou que houve progresso nas discussões, mas ponderou que os resultados ainda estão aquém do necessário diante da gravidade da crise climática. “Progredimos, ainda que modestamente”, ressaltou. Ela fez um paralelo com a Rio 92, destacando que, se os negociadores de hoje pudessem voltar no tempo e se encontrar com os líderes que participaram daquele encontro, ouviriam que as conquistas atuais não correspondem às expectativas de então.

Leia também: Remédios de Bolsonaro são entregues à PF em Brasília após nova decisão do STF

Segundo Marina, esses líderes provavelmente diriam que “sonhávamos com muito mais resultados” e que se acreditava que a virada ambiental seria mais rápida. Em sua reflexão, a ministra destacou que se esperava que a ciência fosse suficiente para mover decisões e que a urgência climática falaria mais alto do que quaisquer outros interesses.

Marina voltou a defender a necessidade de definição de roteiros claros para o afastamento dos combustíveis fósseis e para o fim do desmatamento. Ela lembrou que esses dois objetivos ficaram de fora da decisão formal da COP30, mas ressaltou que deverão ser apresentados posteriormente pela presidência da conferência, como parte das próximas etapas do processo negociador.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Cachorro que invadiu arena do Festival de Parintins é resgatado e está disponível para adoção

‘Garamelo’, como ficou conhecido nas redes sociais, recebe tratamento veterinário e será encaminhado para adoção responsável após recuperação.

há 17 minutos

Política

Prefeita Macelly Veras dá sinais de afastamento de Omar Aziz e se aproxima de Roberto Cidade

Prefeita de Maués publicou gesto de apoio ao governador nas redes sociais após críticas de aliados de Omar Aziz.

há 29 minutos

Brasil

Nikolas Ferreira faz “DataPovo” e restaurante fica em silêncio ao perguntar quem apoia Lula

Deputado federal publicou vídeo gravado durante almoço, onde comparou pesquisas eleitorais com a reação espontânea de apoiadores.

há 57 minutos

Amazonas

Deputado Mário César Filho participa de audiência pública em Brasília, para discutir crise no fornecimento de energia no Amazonas

Debate reuniu parlamentares, órgãos de defesa do consumidor e representantes do setor elétrico.

há 1 hora

Brasil

Alcolumbre impõe primeira derrota à nova líder do governo no Senado e mantém pauta criticada pelo Planalto

Teresa Leitão não conseguiu convencer o presidente do Senado a retirar da pauta a PEC da aposentadoria especial dos agentes comunitários,.

há 1 hora