Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Record demite repórter após vazamento de falas de Lula em grupo de WhatsApp com investidores

A jornalista foi o pivô de mais uma crise entre o chefe do executivo e o mercado financeiro.

19/07/2024 às 07:00

Dois dias após o vazamento de trechos da entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Record TV em um grupo de Whatsapp com investidores, a emissora comunicou a demissão da repórter Renata Varandas, também sócia da casa de análises políticas Capital Advice.

A jornalista foi o pivô de mais uma crise entre o chefe do executivo e o mercado financeiro na terça-feira, 16, após compartilhar partes da entrevista de Lula – antes da veiculação do conteúdo pela emissora – com investidores da corretora BGC Liquidez.

PUBLICIDADE

A reportagem questionou a jornalista, que não respondeu até o momento desta publicação.

Em nota, a emissora confirmou o fim do contrato de trabalho da repórter, dois dias após o ocorrido e em meio aos boatos da demissão: “A Record informa o desligamento da repórter Renata Varandas, que, a partir desta quinta-feira (18/07/2024), não faz mais parte da equipe de jornalismo da emissora”.

Anteriormente, a Record condenou o vazamento das informações da entrevista com o presidente da República e afirmou que medidas cabíveis seriam tomadas após a apuração dos fatos.

Entenda o caso

PUBLICIDADE

Conforme apurou o Estadão, logo após realizar a entrevista, na manhã de terça-feira, 16, Renata teria avisado membros da Capital Advice sobre alguns dos tópicos discutidos por Lula na entrevista que seria veiculada pela emissora às 19h55min de terça-feira, 16. Com isso, alguns trechos da conversa teriam sido repassados em um grupo de WhatsApp integrado por membros da corretora BGC Liquidez, que pouco tempo depois divulgou as informações ao mercado.

Na entrevista, Lula falava de questões econômicas do País envolvendo a possível necessidade de cortes de gastos e o cumprimento das metas fiscais, uma promessa do atual governo com o arcabouço fiscal.

Pouco antes das 13h, a BGC Liquidez divulgou as falas de Lula que ainda não haviam sido veiculadas pela emissora. “Em entrevista à Record TV, que será veiculada hoje (terça, 16) ao longo do dia, o presidente Lula disse que é preciso convencê-lo de que será mesmo preciso cortar entre R$ 15 bi e 20 bi no relatório de 22 de junho. Disse ainda que, se precisar modificar a meta, ele não se opõe”, adiantava a corretora no documento enviado ao mercado.

“Vamos fazer o que for necessário para cumprir o arcabouço fiscal. Eu dizia na campanha que íamos criar um País com estabilidade política, jurídica, fiscal, econômica e social. Essa responsabilidade, esse compromisso, posso dizer para você como se tivesse dizendo para um filho meu, para a minha mulher, responsabilidade fiscal eu não aprendi na faculdade, eu trago do berço”, disse Lula na entrevista, veiculada integralmente no fim do dia pela emissora.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Tragédia

Avião com turistas cai no Peru e deixa 13 mortos durante voo para as Linhas de Nazca

Aeronave de pequeno porte caiu poucos minutos após decolar da cidade de Pisco. Segundo a polícia peruana, não houve sobreviventes.

há 47 minutos

Acidente Fatal

TRAGÉDIA: homem e mulher morrem em grave acidente na BR-174 após saírem de festa no AM

As vítimas retornavam da Festa do Cupuaçu quando sofreram o acidente no km 29 da rodovia, entre Manaus e Presidente Figueiredo. As causas da colisão ainda serão investigadas.

há 1 hora

Ciência

Estudante de Manaus conquista prêmio nos EUA com pesquisa inovadora sobre o Alzheimer

Aluna do Colégio Militar de Manaus ficou em 4º lugar na maior feira pré-universitária de ciências do mundo após desenvolver estudo sobre o uso de ondas binaurais no combate ao Alzheimer.

há 2 horas

Confusão

VÍDEO: mãe atípica denuncia agressão após filho ter crise em espaço infantil de shopping em Manaus

Mulher afirma que foi agredida por duas pessoas depois que o filho, uma criança atípica, apresentou uma crise enquanto brincava. Caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

há 2 horas

Encontradas

Adolescentes desaparecidas em Manaus são localizadas em Porto Velho

Jovens de 17 anos estavam desaparecidas desde sexta-feira (31) e foram encontradas em segurança sob os cuidados da Polícia Rodoviária Federal.

há 3 horas