A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Saiba a verdade sobre o rumor de que a Receita Federal vai fiscalizar adultos que moram com os pais

Órgão esclarece informação e reforça alerta contra fake news que circulam nas redes sociais.

Por Jhon Lobato

22/09/2025 às 18:44

Notícias do Brasil – Nos últimos dias, uma notícia falsa se espalhou nas redes sociais afirmando que a Receita Federal passaria a fiscalizar, a partir de 2026, adultos que ainda moram com os pais. Segundo a publicação enganosa, pais e filhos poderiam ser notificados e até penalizados por suposta irregularidade nas declarações de Imposto de Renda. A informação, no entanto, foi desmentida oficialmente pelo órgão.

PUBLICIDADE

De acordo com o boato, a Receita utilizaria inteligência artificial e cruzamento de dados de aluguel, contas de consumo e movimentações bancárias para identificar quem teria condições de viver de forma independente, mas continuaria morando com a família. A notícia chegou a mencionar risco de multas, autuações e até prisão em casos considerados graves, o que gerou preocupação entre internautas.

Em nota, a Receita Federal classificou a narrativa como fake news. O órgão destacou que não existe nenhum plano de fiscalização voltado a adultos que vivem com os pais. O que de fato será implementado é um sistema de integração de dados imobiliários, com o objetivo de unificar diferentes bases de informações, reduzir inconsistências e tornar o processo de fiscalização mais eficiente.

A instituição também rejeitou qualquer ligação entre o novo sistema e cobrança de aluguel ou dependência financeira em declarações de Imposto de Renda. “A mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido. Isso não existe, nem faz o menor sentido”, destacou a nota.

Por fim, a Receita Federal reforçou o alerta à população para não cair em desinformação. O órgão lembra que boatos como esse têm potencial de gerar insegurança e medo desnecessário. “Não caia em fake news, desconfie de quem mente pra você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação”, concluiu.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 8 minutos

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 10 minutos

Polícia

PC-AM busca adolescente desaparecida no bairro Morro da Liberdade, em Manaus

Júlia Letícia Reis da Cruz, de 13 anos, foi vista pela última vez na zona sul da capital amazonense.

há 38 minutos

Polícia

Suspeitos roubam moto, são rastreados por GPS e acabam agredidos em Manaus

Proprietário utilizou sistema de rastreamento para localizar o veículo.

há 51 minutos

Amazonas

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais durante feriado de Corpus Christi

Hospitais, delegacias, policiamento e unidades de urgência seguem funcionando normalmente durante o feriado e ponto facultativo no estado.

há 57 minutos