Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saiba quem foram os deputados que votaram contra o fim da escala 6×1 na Câmara

No primeiro turno, 22 parlamentares rejeitaram a proposta. Já no segundo turno, o número caiu para 19 votos contrários.

Por Natan AMPOST

28/05/2026 às 00:03 - Atualizado em 02/06/2026 às 08:33

Resumo

A Câmara dos Deputados aprovou a PEC que acaba com a escala 6×1, mas 22 parlamentares votaram contra no primeiro turno e 19 no segundo. Veja quem são os deputados que tentaram barrar a proposta.

Notícias do Brasil – A Câmara dos Deputados aprovou em dois turnos a PEC 221/19, proposta que acaba com a escala 6×1 e reduz a jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas sem redução salarial. Apesar da ampla maioria favorável, um grupo de deputados votou contra a medida, que garante dois dias de descanso semanal aos trabalhadores brasileiros.

PUBLICIDADE

No primeiro turno, 22 parlamentares rejeitaram a proposta. Já no segundo turno, o número caiu para 19 votos contrários. A PEC foi aprovada com 472 votos favoráveis na primeira votação e 461 na segunda.

O texto agora segue para análise do Senado Federal.

Veja quem votou contra

Os deputados que votaram contra o fim da escala 6×1 no primeiro turno foram:

  • Adriana Ventura (Novo-SP)
  • Bibo Nunes (PL-RS)
  • Carlos Chiodini (MDB-SC)
  • Caroline de Toni (PL-SC)
  • Daniel Freitas (PL-SC)
  • Daniela Reinehr (PL-SC)
  • Fabio Schiochet (União Brasil-SC)
  • Fausto Pinato (União Brasil-SP)
  • Gilson Marques (Novo-SC)
  • Julia Zanatta (PL-SC)
  • Kim Kataguiri (Missão-SP)
  • Lucas Redecker (PSD-RS)
  • Marcel van Hattem (Novo-RS)
  • Mauricio Marcon (PL-RS)
  • Nicoletti (PL-RR)
  • Paulo Marinho Jr. (PL-MA)
  • Pezenti (MDB-SC)
  • Ricardo Guidi (PL-SC)
  • Ricardo Salles (Novo-SP)
  • Rosangela Moro (PL-SP)
  • Sérgio Turra (PP-RS)
  • Zé Trovão (PL-SC)

Os deputados que votaram contra o fim da escala 6×1 no segundo turno foram:

  • Adriana Ventura (Novo-SP);
  • Bibo Nunes (PL-RS);
  • Carlos Chiodini (MDB-SC).
  • Caroline de Toni (PL-SC);
  • Daniel Freitas (PL-SC);
  • Daniela Reinehr (PL-SC);
  • Fabio Schiochet (União Brasil-SC);
  • Gilson Marques (Novo-SC);
  • Julia Zanatta (PL-SC);
  • Kim Kataguiri (Missão-SP);
  • Lucas Redecker (PSD-RS);
  • Marcel van Hattem (Novo-RS);
  • Mauricio Marcon (PL-RS);
  • Nicoletti (PL-RR);
  • Pezenti (MDB-SC);
  • Ricardo Guidi (PL-SC);
  • Ricardo Salles (Novo-SP);
  • Rosangela Moro (PL-SP);
  • Sérgio Turra (PP-RS);

Três deputados deixaram de votar no segundo turno

No segundo turno, três parlamentares que haviam votado contra inicialmente não participaram da votação final: Fausto Pinato, Paulo Marinho Jr. e Zé Trovão.

PUBLICIDADE

Leia mais: Bancada do Amazonas vota unida pelo fim da escala 6×1 na Câmara dos Deputados

Mesmo assim, outros 19 deputados mantiveram posição contrária à PEC.

Proposta reduz jornada e amplia descanso semanal

A PEC aprovada determina o fim da escala 6×1 e estabelece dois dias de descanso semanal para os trabalhadores brasileiros.

Além disso, a jornada semanal será reduzida gradualmente de 44 para 40 horas sem corte salarial. A transição ocorrerá ao longo de 14 meses.

A proposta prevê que, após 60 dias da promulgação, trabalhadores passem a atuar no modelo 5×2 e tenham redução inicial para 42 horas semanais. Depois de um ano, a carga cairá para 40 horas.

Senado analisará proposta

O texto ainda precisará ser aprovado em dois turnos no Senado Federal.

Caso seja confirmado pelos senadores, o Brasil passará a ter uma das maiores mudanças trabalhistas das últimas décadas, impactando diretamente setores como comércio, supermercados, telemarketing, restaurantes e serviços.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manifestação contra violência

Virada Feminina reúne mais de 500 mulheres em caminhada contra violência e feminicídio em Manaus

Caminhada da Vida mobilizou a Zona Leste de Manaus nesta sexta-feira (7) e marcou os 20 anos da Lei Maria da Penha.

há 3 minutos

Política

Traição a Bolsonaro: Escolha de Alessandro Bronze como suplente faz Alberto Neto abandonar plano da Direita de impeachmar ministros do STF

Críticos afirmam que a escolha do suplente contraria a estratégia defendida por Bolsonaro para o Senado.

há 23 minutos

Manaus

Trabalhadores da Magiclean denunciam falta de pagamento de adicional de insalubridade em Manaus

Funcionários denunciam que realizam limpeza de banheiros coletivos e recolhimento de lixo sanitário em fábricas do Distrito Industrial sem receber o adicional.

há 39 minutos

Brasil

PL pede quebra de sigilo de Marcola para investigar possível vazamento de informações a Lula

Pedido enviado ao STF também inclui busca e apreensão de celulares, computadores e documentos do ex-chefe de gabinete do presidente.

há 1 hora