A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Segunda condenação de Carla Zambelli deve ser confirmada pelo STF nesta sexta

Deputada licenciada está detida na Itália e enfrenta processo de extradição.

Por Hugo Guimarães

22/08/2025 às 10:58 - Atualizado em 22/08/2025 às 12:07

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Notícias do Brasil – O Supremo Tribunal Federal (STF) pode confirmar nesta sexta-feira (22) a segunda condenação da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.

PUBLICIDADE

Sete ministros já votaram pela condenação, que prevê pena de 5 anos e 3 meses de prisão, restando apenas os votos de Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. Mesmo com a definição pendente, a tendência é que a decisão final mantenha a condenação. Os ministros André Mendonça e Nunes Marques divergiram, sugerindo redução da pena ou absolvição parcial.

Leia mais: Justiça da Itália mantém prisão de Carla Zambelli enquanto aguarda extradição ao Brasil

Zambelli é acusada de perseguir um homem armado em via pública, em São Paulo, em outubro de 2022, durante o período eleitoral, direcionando a ação a um apoiador do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pena se somaria à condenação anterior, de dez anos de prisão e perda do mandato, ligada à invasão dos sistemas do CNJ em 2023, junto com o hacker Walter Delgatti.

A parlamentar encontra-se presa desde 29 de julho na Penitenciária Feminina de Rebibbia, em Roma, após seu nome ser incluído na lista de difusão vermelha da Interpol. O governo brasileiro iniciou o processo de extradição para que Zambelli cumpra as penas determinadas pelo STF.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Ocorrência de trânsito evolui para confusão com armas em via pública de Manaus

Imagens mostram momento de tensão em via pública no bairro Nova Cidade.

há 2 minutos

Política

Deputados federais do AM gastam quase R$ 5 milhões com verba de gabinete em 2026

Dados da Câmara revelam despesas milionárias com verba de gabinete.

há 9 minutos

Amazonas

Boi solto provoca correria e derruba motocicleta em rua de Anori no Amazonas

Animal de grande porte foi filmado caminhando pela cidade, provocou correria entre moradores e atingiu uma motocicleta estacionada.

há 28 minutos

Polícia

Casal afirma ter visto suposta mulher sequestrada pedindo ajuda dentro de veículo em Manaus

Testemunha afirma ter visto uma mulher chorando e pedindo ajuda dentro de um veículo; caso ainda não foi confirmado pelas autoridades.

há 1 hora

Brasil

Pai de Henry Borel recorre à Justiça para tentar anular julgamento que deu perdão judicial a Monique Medeiros

Defesa de Leniel Borel aponta contradições nos quesitos apresentados aos jurados e pede realização de novo júri.

há 1 hora