Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Senado vai cobrar explicações do governo Lula sobre falhas na concessão de registros armas para CACs

A Comissão de Segurança Pública (CSP) vai realizar na próxima terça-feira, 19, uma audiência pública.

14/03/2024 às 20:25

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal quer cobrar explicações do governo Lula sobre o controle e a fiscalização de armas, munições e explosivos. O colegiado vai realizar na próxima terça-feira, 19, uma audiência pública.

PUBLICIDADE

Para o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que solicitou a realização de audiência, os dados revelados sobre a emissão de licenças de CACs para pessoas condenadas por tráfico de drogas e homicídio, com mandados de prisão em aberto e “laranjas” do crime organizado pelo Exército “evidenciam a necessidade de se averiguar a atual situação do controle e fiscalização” de armamento.

Devem participar do debate membros do Exército Brasileiro, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Polícia Federal. Também foram convidados representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério da Defesa, do TCU e dos Conselhos Nacionais de Segurança Pública (CNSP), de Justiça (CNJ) e do Ministério Público (CNMP).

A comissão também quer analisar os efeitos dos decretos que regulamentam o Estatuto do Desarmamento, Lei 10.826/2003, estabelecendo regras relativas ao registro e posse de armas de fogo.

As principais mudanças estabelecidas pelos Decretos 11.366/2023 e 11.615/2023 dizem respeito à diminuição do número de armas disponíveis a civis e Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs), além de disciplinar atividades de caça e tiro desportivo Eles também buscam restabeler a diferença entre as armas de uso exclusivo de órgãos de segurança e as permitidas para o público em geral.

Um relatório sigiloso do Tribunal de Contas da União (TCU) detalhou a gestão do controle de armas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesse período, 5235 pessoas cumprindo pena conseguiram certificados de registro de armamento Outras 2.690 que receberam permissão para obter armas de fogo estavam com mandados de prisão em aberto e quase 22.500 indivíduos de baixa renda registraram pelo menos uma arma de fogo em sua posse.

Além dos criminosos, foragidos e “laranjas”, 21.442 armas de fogo pertenciam a pessoas já falecidas, mas apareciam com “status ok” no documento. Por isso, o senador afirma que é importante refletir sobre medidas para melhorar as regras e o cumprimento das normas já existentes previstas em lei.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Esporte

Vasco vence o Fluminense por 3 a 1 e mantém hegemonia em mata-matas

Cruz-Maltino vence nas oitavas da Copa do Brasil e chega à décima eliminação imposta ao rival desde 2001, consolidando ampla vantagem no histórico dos confrontos decisivos.

há 10 minutos

Mundo

Execução ao vivo: influenciador é assassinado a tiros durante transmissão em frente a restaurante

Cesar Gastelum, que acumulava mais de 610 mil seguidores no TikTok, foi surpreendido por um atirador enquanto conversava com amigos durante uma live.

há 13 minutos

Manaus

Incêndio em loja de construção segue fora de controle e mobiliza sete viaturas dos Bombeiros na zona Norte de Manaus

Loja recém-inaugurada foi completamente tomada pelas chamas na zona Norte da capital.

há 7 horas

Manaus

Curto-circuito em painel de LED pode ter provocado incêndio que destruiu loja de construção em Manaus

Loja de três andares foi completamente consumida pelas chamas na noite desta quarta-feira (5), na zona Norte da capital.

há 8 horas

Manaus

Incêndio de grandes proporções destrói prédio comercial e ameaça explodir posto de combustíveis na zona Norte de Manaus

Corpo de Bombeiros atua no combate ao fogo e área foi isolada pela Polícia Militar.

há 8 horas