Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Senador do PT diz que votou “por engano” a favor do PL da Dosimetria na CCJ

Segundo o parlamentar, o posicionamento não reflete sua convicção, e a correção já foi solicitada à presidência do colegiado.

Por Jonas Souza

17/12/2025 às 19:25

Notícias do Brasil  – O senador Fabiano Contarato afirmou nesta quarta-feira (17) que registrou por engano um voto favorável ao PL da Dosimetria durante a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. Segundo o parlamentar, o posicionamento não reflete sua convicção, e a correção já foi solicitada à presidência do colegiado.

PUBLICIDADE

Leia mais: Operação Igapó: PF investiga esquema milionário em obras da COP com suspeita de liderança de deputado e uso de PMs

A manifestação ocorreu após a divulgação de reportagem apontando que Contarato havia sido o único senador do PT a votar a favor do projeto na CCJ. Em nota, a assessoria de imprensa do senador declarou que ele “registrou voto diferente de sua convicção” no aplicativo de votação do Senado e reforçou que se posicionará contra o texto no plenário.

“Sou totalmente contrário ao PL da Dosimetria e a tudo o que ele representa. Ele fomenta a impunidade, beneficiando quem tinha planos concretos para destruir o Estado Democrático de Direito. Hoje, na CCJ, lutei para que o projeto fosse derrubado ou que a discussão fosse, ao menos, adiada. No entanto, por engano, no momento da votação, registrei um voto diferente da minha convicção e já procurei a Presidência da CCJ para retificar no painel. No Plenário, meu voto será CONTRA”, afirmou Contarato no comunicado.

O PL da Dosimetria propõe alterações nos critérios de fixação das penas aplicadas aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, tema que divide o Congresso e gerou forte reação entre governistas. Na CCJ, o texto foi aprovado por 17 votos a 7, acompanhado de requerimento de urgência, o que acelera sua tramitação para análise em plenário ainda nesta quarta-feira.

A liderança do PT no Senado reiterou posição contrária ao projeto e avalia que a discussão no plenário será decisiva para o desfecho da proposta.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Cartolouco nega acusações de agressão contra ex-namoradas e diz ter sido inocentado pela Justiça

Influenciador publicou vídeo nas redes sociais após reportagem do Fantástico e afirmou que responderá às investigações apresentando sua versão dos fatos.

há 47 segundos

Polícia

‘Jack’ que se dizia fuzileiro naval é preso após importunar mulheres no Centro de Manaus

Suspeito foi detido pela Guarda Municipal na noite de segunda-feira (14) e levado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

há 9 minutos

Polícia

Justiça mantém prisão de “Colômbia”, acusado de mandar matar Bruno e Dom

Decisão atende a parecer do MPF e mantém réu detido preventivamente enquanto aguarda julgamento por júri popular; Justiça avalia transferir local do julgamento.

há 16 minutos

Polícia

Homem é encontrado morto em terreno baldio próximo a escola na Zona Leste de Manaus

Corpo foi localizado na manhã desta terça-feira (14), no bairro Armando Mendes. A causa da morte será esclarecida após exames no Instituto Médico Legal (IML).

há 25 minutos

Polícia

Casa de PM é ‘metralhada’ durante ataque criminoso na zona Leste de Manaus

Pistoleiros dispararam contra o imóvel durante a madrugada no bairro Jorge Teixeira. O veículo usado no ataque foi flagrado por câmeras de segurança.

há 47 minutos