Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Sindicato dos Delegados da PF processa Eduardo Bolsonaro em R$ 56 mil por danos morais

A ação foi motivada por comentários feitos pelo parlamentar no mês passado.

Por Hugo Guimarães

16/04/2024 às 13:19 - Atualizado em 16/04/2024 às 13:20

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Delegados da Polícia Federal do Paraná tomou uma medida legal contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nesta terça-feira (15), buscando uma indenização de R$ 56,4 mil por danos morais decorrentes de declarações proferidas pelo parlamentar.

PUBLICIDADE

A ação foi motivada por comentários feitos por Eduardo Bolsonaro no mês passado, logo após a Polícia Federal indicar o ex-presidente Jair Bolsonaro por fraude nos cartões de vacinação da covid-19. Na ocasião, o deputado, que também é policial federal, questionou se a corporação iria “continuar sendo cachorrinho de Moraes”, em referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, responsável pelo inquérito em questão. As declarações foram publicadas pelo jornal Diário da Região.

Segundo informações obtidas pela CNN, o sindicato descreveu as falas de Eduardo Bolsonaro como “agressões inverídicas, ofensivas, injuriosas e ilegais”, ressaltando que tais comentários prejudicam a imagem da corporação e seus membros.

Além da indenização por danos morais, a entidade solicitou retratação pública por parte do parlamentar e requeriu que ele faça o pagamento de 500 cestas básicas a uma instituição em Curitiba dedicada à recuperação de pessoas com dependência química.

Os delegados argumentam que as declarações de Eduardo Bolsonaro não estão protegidas pela imunidade parlamentar, uma vez que ele possui foro por prerrogativa de função.

PUBLICIDADE

“Os constrangimentos sofridos pela categoria representada são sérios diante dos ataques proferidos, exigindo uma condenação judicial adequada e proporcional aos danos causados, conforme exposto pelo Código Civil”, afirmou o sindicato em sua ação.

A controvérsia destaca a tensão política e institucional que envolve algumas investigações conduzidas pela Polícia Federal, levando ações judiciais como esta que buscam proteger a integridade e reputação da corporação diante de declarações consideradas prejudiciais e difamatórias.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Violência Familiar

Nova Suzane Richthofen? Idoso morre ao levar facada do namorado da neta

Idoso ficou mais de um mês internado após ser atingido por cinco facadas; antes de morrer, apontou o companheiro da neta como autor do ataque.

há 5 minutos

Greve dos rodoviários

Nova greve dos rodoviários pode causar caos no transporte público e deixar Manaus sem ônibus; veja data

Rodoviários ameaçam cruzar os braços caso os salários não sejam pagos até o quinto dia útil; sindicato convocou coletiva para anunciar a decisão.

há 14 minutos

Corrida ao Planalto

Mistério chega ao fim: Flávio Bolsonaro anuncia vice nesta quarta-feira após pressão jurídica do PL

Nome será apresentado no último dia das convenções partidárias; legenda correu para definir a chapa presidencial dentro do prazo da Justiça Eleitoral.

há 26 minutos

Brasil

Mulher morre com órgãos expostos após ser brutalmente atropelada pelo namorado

Suspeito percorreu quilômetros após o crime, mas foi localizado no Piauí. Vítima morreu no local e deixou dois filhos.

há 30 minutos

Trânsito em Alerta

‘Deu ruim no grau’: casal é arremessado de motocicleta após grave acidente em Manaus

Homem e mulher ficaram feridos após colisão na Avenida dos Açaizeiros, no bairro Grande Vitória; testemunhas relataram que o condutor fazia manobra perigosa antes do impacto.

há 52 minutos