O Supremo Tribunal Federal (STF) alertou para um golpe que utiliza seu nome para aplicar falsas cobranças de multas ou comunicados fictícios sobre “ordens judiciais”. Os golpistas estão enviando mensagens por e-mail e WhatsApp, alegando que o uso de VPN (rede virtual privada) para acessar a rede social X é uma infração, e solicitando o pagamento de uma multa de R$ 50 mil.
As mensagens fraudulentas, que incluem o nome do ministro Alexandre de Moraes, contêm links para gerar boletos e realizar o pagamento. Além disso, outros e-mails maliciosos informam sobre uma suposta “ação judicial de extrema gravidade” e também direcionam para links enganosos.
PUBLICIDADE
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também emitiu um alerta sobre golpes semelhantes que usam o nome da agência para informar sobre multas por acessar o X via VPN. Esses golpes são classificados como phishing, uma técnica que busca obter informações pessoais e financeiras de forma ilícita.
O STF esclareceu que não envia notificações de multas por e-mail ou aplicativos de mensagens e não emite boletos ou solicita pagamentos por meios digitais não oficiais. A decisão de Alexandre de Moraes que impôs multas por burlar bloqueios com VPN é válida, mas a comunicação oficial não é feita por essas vias.
Qualquer dúvida ou denúncia sobre essas comunicações deve ser feita diretamente através da página da Ouvidoria do STF.
PUBLICIDADE
Redação AM POST